A Odisseia narra a complicada viagem de volta de Ulisses que também é chamado de Odisseu a sua ilha natal, Ítaca, depois da guerra de Troia e dos acontecimentos que antecederam a sua volta.
Nessa obra já aparecem dois elementos que vão alimentar tanto o tema quanto a estrutura de uma infinidade de obras posteriores: a viagem e a aventura.
A ação se desenvolve ao longo de quarenta dias: desde que o protagonista abandona a ilha Ogigia até voltar a sua casa e restaurar seu reinado. Suas longas peregrinações, que se prolongaram por nove anos, aparecem narradas pelo próprio Ulisses.
O poema , composto de 24 cantos, tem momentos muitos diferentes: antes do retorno de Ulisses a Ítaca ( os primeiros 12 cantos) e depois do regresso (os 12 últimos).
Ulisses apareceu em várias passagens da Ilíaca, mas está presente em toda a Odisséia, da qual é o herói epônimo.
Seus nome grego é Odisseus; Ulisses vem do latim, Ulixes.
A epopéia de Ulisses, atribuída a Homero, é um pouco mais recente do que a Ilíada ( século VIII a. C) e é composta de mais de 12 mil veros.
Ulisses é um mortal, filho de Laerte e Anticléia. Marido de Penélope e pai de Telêmaco, reina na pequena ilha grega de Ítaca.
Ao contar sua história, Homero estava apresentando uma dupla questão: o que é um grego, o que é um homem em relação à natureza, à alteridade, a ele próprio?
Prof. José Pereira da Silva