Search
terça-feira 24 dezembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – A influência do existencialismo na literatura francesa

O existencialismo é uma corrente filosófica que tem expressão literária. Tem uma preocupação com a vida concreta do ser humano. As escolhas implicam em responsabilidades. A vida tem uma finalidade.

Jean-Paul Sartre (1905-1980) é o principal nome do existencialismo. Escreveu tratados e ensaios filosóficos. Utilizou-se também da literatura para divulgar seu pensamento. Escreveu o romance A náusea no qual expõe a angústia do homem livre. Expõe as reflexões do protagonista Roquentin.
Escreveu também Os caminhos da liberdade obra inacabada. Escreveu peças teatrais: As moscas, Entre quatro paredes, As mãos sujas e A puta respeitosa. Temos também sua autobiografia intitulada As palavras.
Escreveu biografias sobre Jean Genet e Flaubert. Em 1964 o Prêmio Nobel de literatura foi atribuído a Sartre, porém recusou.
Simone de Beauvoir (1908-1986), escreveu o livro O segundo sexo. Pensadora e romancista. Escreveu o romance A convidada no qual trata de questões existencialistas. Entre outros romances: O sangue dos outros, Os mandarins, A mulher desiludida.
Escreveu uma autobiografia Memórias de uma moça bem-comportada e o ensaio Balanço final.

Prof. José Pereira da Silva