Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – A Divina Comédia

A Divina Comédia é um longo poema alegórico que descreve a peregrinação do autor pelo inferno, purgatória e paraíso, acompanhado do poeta Virgílio nos dois primeiros e da sua amada Beatriz no terceiro. A Divina Comédia começa quando Dante tem 35 anos. Depois de viver em pecado, ele decide percorrer o caminho que leva à virtude.
Encontra em um lugar inóspido Virgílio, cuja Eneida desperta grande admiração em Dante. O poeta anuncia seu propósito de guia-lo pelo mundo dos mortos até Deus.

Dante e Virgílio se dispõem a atravessar o rio Aqueronte, que separa o mundo dos vivos dos mortos. Eles fazem isso por meio da barca de Caronte, que se encarrega de levar os mortos de uma margem à outra. O barqueiro pede que Dante se faste dos mortos, já que ele ainda está vivo, mas Virgílio o tranquiliza explicando que Dante conseguiu permissão de Deus para fazer a viagem pelo além.

O poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321) concebeu para Beatriz um amor apaixonado. Dessa jovem real, ele fez a encarnação da Senhora, a mulher amada pelo poeta, que canta nos poemas da Vida nova e em sua epopéia , A divina comédia (1321), uma das obras-primas da literatura medieval.

O amor de Dante por Beatriz é emblemático do ideal do amor cortês , nascido no sul da França. No fim da Idade Média, quando se intensifica o culto à Virgem Maria, literariamente a mulher se torna objeto de uma paixão mais espiritual do que carnal.

Possuidora de todas as virtudes, ela faz nascer um novo sentimento amoroso, ao mesmo tempo que assume o papel de intercessora entre o mundo material e o universo divino. Ela é o Amor, a Beleza, a Verdade.
Contemplar e louvar a mulher amada é ter acesso à verdadeira felicidade, cuja essência é sagrada.

A divina comédia é uma odisséia que se desenrola no outro mundo. Dante desce ao Inferno, em companhia do poeta alatino Virgílio, que simboliza a sabedoria dos antigos. Depois de percorrer os nove círculos concêntricos do Inferno, Dante sobe, a fim de visitar o Purgatório. No cume dessa montanha encontrar Beatriz; confundida com a Virgem Maria, é ela quem lhe permite entrar no Paraíso.

Prof. José Pereira da Silva