Taubaté lança um alerta contra as hepatites virais com a campanha Julho Amarelo, que começou ontem, segunda-feira nas unidades de saúde do município.
De 1 a 31 de julho, serão realizados testes rápidos,orientações de prevenção,distribuição de materiais educativos e preservativos em 39 postos de saúde, além do Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI) e da equipe do Consultório de Rua. Também está prevista para o dia 26 de julho uma atividade na rodoviária velha, das 8h às 11h30.
Levantamento da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica o registro de 31 casos de hepatite C no município entre janeiro e maio desse ano. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 35 casos. A prevalência é de casos entre adultos do sexo masculino e a contaminação ocorre com maior frequência por conta de sexo sem proteção e drogadição. A hepatite C não ataca somente o fígado. Ela pode desencadear uma verdadeira doença sistêmica como diabetes tipo 2.
Mais informações podem ser obtidas no AMI, que fica à rua Vicente Costa Braga, 29, bairro Jardim das Nações. O telefone é o 3621-1964.