Search
quinta-feira 14 novembro 2024
  • :
  • :

Itália dá início à reabertura de lojas após estabilização dos casos de Covid-19

Com a desaceleração dos casos de Covid-19, a Itália deu início, nesta terça-feira, à reabertura de um número limitado de lojas. Semelhante a de outros países do bloco europeu, a retomada lenta, gradual e controlada das medidas de isolamento busca mitigar os já imensos prejuízos econômicos causados pela pandemia, mas evitando que um retorno brusco à normalidade volte a acelerar a transmissão do novo coronavírus.

Na última sexta, o governo anunciou a prorrogação da quarentena até 3 de maio, destacando que as medidas implementadas nesta terça são uma etapa intermediária antes do relaxamento gradual das regras.

A partir desta terça, livrarias, papelarias e lojas de roupas infantis e para bebês poderão reabrir suas portas pela primeira vez em cinco semanas. A lista de setores produtivos que poderão funcionar também foi estendida para englobar a silvicultura, atividades de paisagismo, indústrias de fabricação de computadores e obras hidráulicas.

As lojas que decidirem abrir suas portas deverão respeitar as regras de distanciamento social, manter a ventilação natural, limpar suas dependências duas vezes ao dia e adotar horários escalonados de trabalho. Ao lado de teclado e máquinas de pagamento, deverá haver desinfetantes. O uso de máscaras em ambientes fechados também está previsto, além do uso de luvas na venda de alimentos e bebidas. Também está permitido que empresas transportem suas mercadorias estocadas e que seus funcionários de limpeza, manutenção, vigilância ou gerenciamento de pagamentos acessem às instalações das companhias.