Em uma escala de 0 a 100, Taubaté alcançou a nota de 66,27, ficando em segundo lugar no Vale do Paraíba, pouco abaixo da cidade de São José dos Campos, que obteve média de 66,36 pontos.
Taubaté está no topo do ranking da qualidade de vida na região, de acordo com Índice de Progresso Social (IPS-Brasil), ranking inédito que avaliou a realidade socioambiental dos 5.570 municípios brasileiros e foi divulgado esta semana.
Em uma escala de 0 a 100, Taubaté alcançou a nota de 66,27, ficando em segundo lugar no Vale do Paraíba, pouco abaixo da cidade de São José dos Campos, que obteve média de 66,36 pontos.
O IPS Brasil 2024 é composto por 53 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados. O índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos.
Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além das métricas tradicionais, o indicador permite comparar municípios, Estados e regiões.
No ranking divulgado na última quarta-feira, dia 3, Taubaté apresentou desempenho considerado forte em itens como “abastecimento de água”, “expectativa de vida”, “áreas verdes urbanas”, “acesso à cultura, lazer e esporte” e “empregados com ensino superior”.
IPS Global
Desde 2013, o Social Progress Imperative, em colaboração entre a Fundación Avina, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Business School, divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. O cálculo desse índice, na versão de 2024, é obtido a partir de 57 indicadores.
O IPS Global oferece dados para 170 países, oferecendo insights cruciais sobre o progresso social em escala internacional.
No ano de 2024, o Brasil apresentou a pontuação 68,90 no IPS Global, ocupando a 67ª posição no ranking entre 170 países.