Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Integral Folia abre hoje Carnaval 2018 em Taubaté

Um grupo formado por cerca de 3.000 alunos da Rede Municipal de Ensino de Taubaté faz hoje, sexta-feira, dia 9, a abertura do Carnaval 2018 na avenida do Povo. Com desfile previsto para as 19h, crianças e jovens vão homenagear os figureiros com o enredo “Do Barro à Arte – Modelando nossa história com os Figureiros”.
Participam do desfile 730 alunos da Educação infantil e 2.280 do Ensino Fundamental divididos em nove alas. A comissão de frente é composta por alunos da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo e vai abordar a modelagem do barro para confecção das peças que serão representadas por alunos com trajes marrons.
A ala Infantil, denominada Pavão e Galinha D’Angola, relaciona as cores com o mundo real e imaginário das crianças, evidenciando a importância da arte na educação.
A figura do pavão faz referência ao símbolo do artesanato taubateano, além da figura da galinha produzida para a composição dos presépios.
Na sequência, as crianças trazem à avenida a ala Rio Itaim, primeiro local de retirada da matéria prima para a confecção dos moldes. Nesta ala se apresentam a rainha de bateria e os 70 ritmistas que representam o caipira, personagem recorrente na arte dos figureiros. A próxima ala, Arco de Flores, homenageia as peças confeccionadas pelos figureiros caracterizadas por um arco que destaca e atribui alegria à imagem central. A ala Galinha D’Angola aborda a imagem produzida pelos figureiros que, não conseguindo esculpir as imagens de santos, elaboravam os animais que também compõem o presépio. Aqui, alunos do Cemte representarão o mestre sala e a porta bandeira. A ala Boi representa os animais produzidos pelos artistas. A ala Festa da Imaculada faz referência à Rua Imaculada, local de grande influência na cultura e arte da cidade. As baianas serão representadas por mães de alunos do Cemte, valorizando a participação das famílias no processo educacional dos filhos. A ala 6 apresenta as antigas casas de taipas das figureiras. A ala 7 prestigia o pavão como símbolo do artesanato do Estado de São Paulo. A ala 8 vai levar à avenida os grandes homenageados da noite e a última ala será aberta para a participação da família dos alunos.
O samba-enredo foi composto pelo professor Ari da Escola Madre Cecília e a coreografia elaborada pelo supervisor de dança do Programa Integral, Marcelo Campos.