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quinta-feira 26 dezembro 2024
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Instituto Rodrigo Mendes destaca prática inclusiva de Taubaté

A Organização Não Governamental Instituto Rodrigo Mendes destaca uma prática inclusiva utilizada na Rede Municipal de Ensino de Taubaté.
Educadores de Taubaté participaram este ano de um programa de formação promovido pelo instituto Rodrigo Mendes, que é referência em educação inclusiva no Brasil. As atividades foram realizadas em parceria com a Volkswagen. Eles apostaram no trabalho colaborativo para a aprendizagem de um estudante público-alvo da educação especial em escola comum.
O caso apresentado foi de um aluno, de 10 anos, que tem Síndrome de Down e está matriculado no 4ª ano do ensino fundamental da EMEF Prefeito Guido José Gomes Miné, no bairro Cecap. A unidade atende outros 965 alunos.
No início de 2019, Felipe apresentava dificuldades relacionadas à comunicação, autonomia e aprendizagem. Não possuía boa verbalização, precisava usar gestos para se fazer entender e se perdia ao andar pela escola. Apresentava pouca evolução em relação às atividades pedagógicas e tinha dificuldade de se relacionar com os colegas, embora procurado pelos alunos.
O trabalho colaborativo proposto teve início na criação de um Plano de Desenvolvimento Individual para o aluno. Foi realizada uma avaliação cognitiva, as professoras da sala regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), trabalhando com a equipe gestora, reorganizaram a rotina na sala.

O acompanhamento no AEE foi ampliado, na sala de recursos foram trabalhadas estratégias para a socialização do aluno, com atividades em duplas e em pequenos grupos no período integral, como dança e teatro.
Além disso, a educação fez contato com os profissionais de saúde municipais que atendiam Felipe no setor de reabilitação (fonoaudiologia e terapia ocupacional). Dessa parceria surgiu a necessidade de reavaliação auditiva e a introdução de imagens para facilitar a comunicação. O vínculo com a família também foi estreitado.
Também foram instaladas placas de orientações geográficas para que o aluno se deslocasse melhor.
Felipe apresentou avanços em sua autonomia e já consegue se organizar em relação às atividades propostas e à rotina da unidade escolar.
A secretaria de Educação contabiliza que hoje o município atende em suas escolas da rede municipal 2.700 alunos com algum tipo de deficiência, além do atendimento a casos mais severos no Madre Cecília.