Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar

Foram três dias de muito conhecimento e imersão para desenvolver conteúdos com foco em gestão e capacitação para a aplicação dos recursos que serão recebidos pelos projetos para que eles sejam perenes. Assim foi o treinamento realizado pelo Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, com os quatros projetos vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar.

Segundo Raphael Lafeta, diretor do Instituto MRV, outros encontros entre o Instituto e os representantes dos projetos acontecerão, tanto online como presencial, com o intuito de orientar e ajudar no desenvolvimento dos projetos. “Nosso objetivo é ajudá-los a dar os primeiros passos, tanto na questão administrativa quanto no desenvolvimento das ações educacionais, para que possam depois caminhar sozinhos com sucesso”, explica o executivo.

Com esse objetivo, os representantes dos projetos Gaia +, de Piracicaba/SP, Casa de Educação para a Sustentabilidade, de Rio das Ostras/RJ, Vila Progresso, de São Paulo/SP e Educando Para a Vida, de Campinas/SP, estiveram, nos dias 17 a 19 de abril, na sede da MRV, em Belo Horizonte (MG). No treinamento, ministrado em parceria com Wylinka, organização sem fins lucrativos que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições, eles puderam entender um pouco mais sobre inovação e educação, métrica, negócios de impacto na educação, e gestão de projetos.

Para Fábio Gonçalves, do Vila Progresso, o treinamento irá auxiliar muito. “O que aprendi aqui vou levar e passar para as outras pessoas da equipe. Temos o sonho de transformar a comunidade onde estamos inseridos, esse encontro será o primeiro passo para isso. Com o apoio do Instituto MRV vamos poder investir em nosso espaço e estrutura”, conta. Para Victor Cardoso, da Casa de Educação para a Sustentabilidade, o treinamento foi positivo no sentido de poder dividir suas experiências e conhecer outras realidades e projetos.

Assim como Fábio, Carmen Lúcia Ferreira, do Educando Para a Vida, acredita que o encontro aprimorará e potencializará a evolução da transformação das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. “Aprendemos aqui ferramentas que vão fazer a diferença”, completa ela. Já Naira Pacifico, do projeto Gaia +, contou que, com o apoio do Instituto MRV, eles vão conseguir aplicar o Método Friends, metodologia que visa desenvolver a inteligência emocional e promover a resiliência, e, assim melhorar o atendimento aos jovens do projeto. “Este método é utilizado por instituições de 27 países e contribui para desenvolver a autonomia de crianças e jovens para acreditarem em si”, revela.

A Chamada Pública do Instituto MRV acontece anualmente e podem se inscrever instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas maiores de 18 anos nas cidades onde a companhia atua. Este ano, mais de 900 propostas foram registradas e passaram por uma comissão avaliadora que levou em consideração critérios com: alinhamento do projeto com a realidade da comunidade e áreas de atuação do programa, viabilidade técnica e financeira, compatibilidade de cronograma, capacidade de sustentabilidade do projeto, benefício social e potencial inovador da iniciativa. Entre esses, 13 projetos foram selecionados e passaram pela votação popular por meio do site do Instituto MRV. Os vencedores, além de treinamentos, receberão durante o período, cada um, a quantia de R$80 mil para se desenvolver e contribuir ainda mais com a comunidade.

Sobre o Instituto MRV

Para a MRV Engenharia, investir em responsabilidade social é tão importante quanto garantir o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Por isso, a companhia fundou em 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação. Somente em 2017, foram investidos mais de R$5,6 milhões em projetos como a Chamada Pública de Projetos, Criança Esperança, Programa Miguilim, Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Projeto Querubins, e muitos outros. Além disso, o Instituto também é responsável pelo incentivo ao voluntariado junto aos mais de 20 mil colaboradores da construtora. Saiba mais em www.institutomrv.com.br.