Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Início da carreira de Sapata, Taubateano convocado para Seleção, foi na Ong Criança Nota 10, no bairro do Bonfim

Na quarta-feira, 04, o taubateano Victor Hugo Morais de Oliveira, mais conhecido como “Sapata”, do Botafogo carioca, foi convocado pela Seleção Brasileira sub-23, que se prepara para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, neste mês.

O que poucos sabem é que a verdadeira base do jogador foi no Campo do Bonfim, em Taubaté, na ONG Criança Nota 10, no final da década dos anos 2000. Os primeiros treinamentos foram na categoria fraldinha, com apenas cinco anos de idade.

O fundador da entidade e primeiro técnico do atleta no campo, João de Paula Ribeiro Neto, o Russo, lembra dos detalhes. “Ele não tinha nem idade e já queria jogar entre os mais velhos, de 7 e 8 anos”, revela.

Sapata envergou a camisa da ONG Criança Nota 10 por três temporadas, pelas categorias fraldinha, pré-mirim e mirim. Atuou ainda nas quadras, também representando a instituição, sob a supervisão de outro técnico e fundador da ONG, professor Sílvio Luiz Marcondes.

Posteriormente, passou a integrar a base do Esporte Clube Taubaté, sendo emprestado em 2022 ao Botafogo. Em 2023, o alvinegro comprou do Burro da Central setenta por cento dos direitos econômicos do jogador.

“Ele sempre foi destaque quando jogou com a gente. É um orgulho saber que uma semente que plantamos lá atrás hoje está dando frutos , defendendo nossa seleção brasileira”, afirma Russo.
O meia atacante Victor Sapata irá se apresentar nesta segunda-feira, dia 9, na seleção brasileira sub-23, para os treinos na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro.

(por André Ferreira, jornalista, administrador da página Bonfim Taubaté)