Search
quinta-feira 14 novembro 2024
  • :
  • :

Infância sem futuro

A Unicef divulgou ontem e a Folha de S. Paulo publicou, que 60% das crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de pobreza, totalizado 32 milhões de jovens, de um total de 53 milhões de brasileiros com idade até 18 anos. Para elaborar a pesquisa, cujo nome é “Pobreza na Infância e na Adolescência” foram usados dados da PNAD de 2015 – pesquisa nacional de amostras de domicílio, feira pelo IBGE.
Pobreza, no caso, não é só falta de dinheiro. É falta de tudo que poderia dar melhores condições de vida – escolas, saúde, saneamento, água, moradia, proteção contra o trabalho infantil. É uma pobreza multidimensional.
Vivendo em condição de privatizações múltiplas, há 27 milhões de jovens; 14,7 milhões de meninos e meninas vivem privados de pelo menos um dos itens citados e 7,3 milhões passam por privação de pelo menos três destes itens. Mas tem 14 mil crianças sem acesso a tudo, estando totalmente à margem de toda política pública pensa; cadê o futuro? O futuro sumiu. Para quase todos os brasileiros.