O Censo 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registrou que Taubaté possui a segunda menor taxa de analfabetismo do Vale do Paraíba, para pessoas de 15 anos ou mais idade.
O índice, divulgado no último dia 17, ficou em 2,18%. A Secretaria de Educação de Taubaté credita o baixo índice de analfabetismo no município às ações desenvolvidas como forma de incentivo à alfabetização nas unidades escolares, principalmente nas idades entre 5 e 7 anos.
Um grande movimento de formação para professores alfabetizadores se iniciou na quarta-feira, 22, em Taubaté. Cerca de 270 docentes do Sistema Municipal de Ensino estão participando, e a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e do programa Alfabetiza Juntos do Governo do Estado de São Paulo.
A formação se destina a professores de 1º e 2º anos e professores coordenadores dos anos iniciais do ensino fundamental.
REDUÇÃO DO ANALFABETISMO
São as seguintes as ações que resultaram na diminuição do analfabetismo: adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; investimento para a melhoria nos índices de Avaliação Fluência Leitora; formação para professores; aplicação de avaliação padronizada em rede; monitoramento da aprendizagem e busca ativa aos alunos com baixa frequência escolar.
É orientação do município que as escolas estabeleçam planos de ação direcionados a alfabetização, disponibilizem aulas de recuperação paralela e incentivem e implementem projetos de leitura.