Search
domingo 5 janeiro 2025
  • :
  • :

In Tempore – Taubaté sustentável

Você já parou para pensar que tudo o que fazemos gera um impacto social, econômico ou ambiental?
Você sabe o que faz uma cidade ser sustentável? Cidades sustentáveis são aquelas que alinham seu modo de vida, produção e consumo com base em uma combinação entre aspectos econômicos e socioambientais. Em vez de promover um crescimento e consumo desordenados, adotam políticas públicas e ações que impactam positivamente a sustentabilidade.

Em uma cidade sustentável há uma busca constante pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e a conservação ambiental. O foco é construir ambientes onde todos esses aspectos coexistam harmoniosamente. É preciso que o poder público, as empresas e cada cidadão entendam seu papel na construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável. É preciso que cada um faça a sua parte.

O que você pode fazer?
Você pode começar a promover ações no seu bairro. Os nossos vizinhos são as pessoas que encontramos frequentemente na padaria, na feira ou no mercadinho local e são as pessoas que podemos afetar positivamente nos aspectos mais importantes de suas vidas, da vida de todos, de todo o bairro. As pessoas que vivem em comunidades apoiam-se e muitas vezes motivam-se mutuamente para adotar melhores hábitos de vida.

Vamos pensar o nosso bairro e a nossa cidade de um jeito novo? Vamos ajudar a transformar Taubaté em uma cidade mais sustentável!

Veja alguns exemplos de ações que você pode começar ainda hoje:
Amarrar bem os sacos de lixo, varrer a própria calçada, descartar lixo apenas no dia da coleta, repensar hábitos de consumo, não jogar lixo em bueiros e terrenos baldios e não queimar lixo são exemplos de atitudes que contribuem para um ambiente limpo, organizado e saudável.

Você também pode:
– promover mutirões de melhorias básicas na sua rua e nas ruas do seu bairro
– fazer campanhas de conscientização sobre desperdício
– construir hortas comunitárias
– promover palestras e oficinas sobre prevenção de diversas doenças
– promover cursos de artesanato como possíveis fontes de renda
– organizar bazar para a venda de produtos feitos pelos vizinhos
– fazer mutirões de limpeza e melhoria de praças e outros espaços públicos
– fazer a separação correta do lixo em orgânico e não orgânico
– implementar a coleta seletiva no seu bairro, acertando dias e horários com os catadores, como também com as cooperativas
– fazer oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis
– organizar bazares de troca de roupas e brinquedos
– promover esportes com crianças, jovens e adultos
– promover ações de plantio de árvores frutíferas em locais adequados e acessíveis a todos
– reutilizar a água da máquina de lavar roupa ou recolher água da chuva para lavar o chão
– desligar a torneira ao escovar os dentes e quando for ensaboar as mãos ou a louça

Esses são apenas alguns exemplos, dentre outras tantas coisas que com criatividade e vontade todos podem começar a fazer, para que se tenha um lugar melhor e mais sustentável para viver!