Search
quinta-feira 19 setembro 2024
  • :
  • :

In Tempore – Taubaté e os indicadores ODS – objetivo 1

In Tempore – Taubaté e os indicadores ODS – objetivo 1

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 objetivos e 169 metas de ação global para alcance até 2030, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada.

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, o acordo logo se apresentou como uma ambiciosa agenda comum para nações de todos os continentes.

O acompanhamento e a avaliação da Agenda 2030 são fundamentais para a sua implementação, e deverão ser feitos sistematicamente nos níveis global, nacional e regional. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados, a partir da análise de dados.
A partir de hoje e nas próximas semanas vamos analisar cada ODS do município de Taubaté.

OBJETIVO 1 – Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (idsc.cidadessustentaveis.org.br), para todos os ODS Taubaté está com a pontuação geral de 58,86, considerando um total de 100 pontos, e para esse Objetivo 1 está com Nível de Desenvolvimento Sustentável Médio.

Indicadores: Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais, Percentual de pessoas inscritas no Cadastro Único que recebem Bolsa Família, Percentual de pessoas abaixo da linha da pobreza no Cadastro Único pós Bolsa Família, Pessoas com renda de até 1/4 do salário mínimo.