A reciclagem do vidro é muito eficiente: com um quilo de vidro é possível produzir outro quilo de vidro sem emitir CO2 extra para a atmosfera, o que reitera a importância da sua reciclagem, pois o vidro é um material 100% reciclável e pode ser reutilizado e reciclado infinitas vezes.
Vale mencionar também que a reciclagem diminui a quantidade de matéria prima retirada da natureza, assim como o gasto de energia utilizada na sua produção; e com a correta destinação do vidro para a reciclagem evita-se que o vidro seja jogado em lixões e aterros sanitários, por exemplo, lembrando que o vidro não é um material biodegradável, podendo demorar de 4 mil anos até 1 milhão de anos para se decompor na natureza (biodegradável é todo produto que tem a característica de poder se decompor espontaneamente no meio ambiente, sendo absorvido em menos tempo pela natureza).
Destinar corretamente um material que pode ser reciclado, como o vidro, devolvendo-o para a cadeia de produção é, por si só, uma grande vantagem ambiental, pois estamos evitando que ele seja misturado com o lixo comum e até jogado na natureza. Ainda há outros benefícios diretos, como evitar acidentes causados por vidros quebrados na coleta de lixo comum, e também gerar renda extra às pessoas envolvidas com a coleta do vidro. É importante não jogar o vidro solto no lixo: antes de descartar o vidro, seja inteiro ou quebrado, é preciso embalá-lo de maneira adequada; o ideal é embrulhá-lo em jornais e, depois disso, guardar em caixas de leite ou de papelão, e se for deixar o vidro na rua com o restante do lixo reciclável a ser recolhido pela coleta seletiva, é fundamental que ele tenha uma indicação de que se trata de vidro. A melhor opção é procurar pontos específicos de descarte de vidro, ou em se tratando de estabelecimentos, empresas ou pessoas que tenham uma quantidade significativa de vidro a ser descartado, podem entrar em contato com cooperativas que fazem o serviço de coleta, ou com empresas especializadas em gestão de resíduos.
Além disso, o vidro é a única embalagem adequada ao armazenamento de leite humano, mas os hospitais têm muita dificuldade em conseguir estes frascos. Cerca de 100 mil mães doam leite materno anualmente. O Brasil é um dos centros de referência em bancos de leite humano, que doam o leite para prematuros em condições extremas internados nas UTIs neonatais públicas. Todos podem contribuir com esse gesto de cidadania doando potes de vidro para o armazenamento do leite materno. Você pode participar separando potes de vidro que tenham uma boca larga e com tampa de plástico de embalagens que são consumidos diariamente na sua casa, como, por exemplo, embalagens de café solúvel. Acesse o site da Fiocruz e veja os endereços dos Bancos de Leite de todo o país (https://rblh.fiocruz.br/banco-de-leite-humano-de-taubate).
Seja para doar os potes de vidro aos bancos de leite materno, ou para aumentar a quantidade de vidro reciclado, a população tem que fazer a sua parte: separar o vidro em casa e levá-lo até os locais de coleta. Dar a correta destinação ao vidro é uma tarefa muito importante. Vamos fazer a nossa parte e ajudar o meio ambiente!