Search
domingo 5 janeiro 2025
  • :
  • :

In Tempore – O que é educação ambiental?

O aumento do consumo dos recursos naturais e da geração de resíduos suscitou uma preocupação social sobre os impactos da industrialização no meio ambiente. A educação ambiental veio, assim, desempenhar um papel importante na cultura de uma cidadania consciente e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

A educação ambiental é tão importante para a sociedade, que tem lei própria no Brasil. A legislação brasileira conta com uma série de leis e diretrizes relacionadas à educação ambiental. Uma das principais é a Lei 9.795/1999, que trata sobre Educação Ambiental e ainda institui a Política Nacional de Educação Ambiental, que a define como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

A educação ambiental, interdisciplinar por natureza, desempenha um papel importante em comunidades, instituições de ensino e empresas. A implementação de programas voltados à sensibilização dos trabalhadores, destacando os impactos ambientais no processo produtivo, contribui para favorecer o meio ambiente. É fundamental que as pessoas entendam a importância de cuidar do meio ambiente como, por exemplo, jogar lixo no devido lugar, dar o destino certo aos resíduos, gastar menos água, proteger os animais. Por ser uma ciência multidisciplinar, a educação ambiental abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano, tornando-a essencial para que as questões ambientais possam ser discutidas por diferentes perspectivas e para que medidas de sustentabilidade sejam implementadas em todas as áreas da sociedade.

A implementação da educação ambiental nas escolas, além de acontecer por meio de temáticas trabalhadas em sala de aula e em atividades específicas, deve ser também pautada em pequenas atitudes diárias para potencializar a sensibilização e mudança de hábitos de toda a comunidade, pois foca na complexa relação do ser humano com a natureza, visando estimular o pensamento crítico sobre as questões ambientais, discutindo a necessidade de se pensar desenvolvimento econômico e meio ambiente de uma forma conjunta, vez que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos; suas reservas são finitas e devem ser racionalizadas, evitando-se o desperdício e a escassez dos recursos naturais.

No dia 26 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental, instituída em 1975 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para fomentar a conscientização a respeito da importância de se proteger o meio ambiente através da educação, realçando o impacto da educação ambiental para o desenvolvimento da sociedade.

A educação ambiental é um processo contínuo. Ao promover a consciência, o conhecimento e a ação, a educação ambiental contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável, com a preservação do nosso planeta para as futuras gerações.

______

Giselle Jobin Roessleradvogada e fundadora da InTempore Sustentabilidade
e-mail: gjobim@hotmail.com