Search
segunda-feira 6 janeiro 2025
  • :
  • :

In Tempore – 17 De maio: dia mundial da reciclagem

Um dia para reforçarmos a importância da Reciclagem: 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos itens de consumo. Trata-se de uma pauta urgente na atualidade; além de promover um meio ambiente mais saudável, gera emprego e renda, ou seja, gira a economia, pois com a reciclagem há o reaproveitamento de materiais descartados, que são reintroduzidos na cadeia produtiva, a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, reduzindo-se a produção de lixo, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

No Dia Mundial/Internacional da Reciclagem e ao longo de todo o ano, o consumidor precisa se engajar e fazer sua parte, que é separar e destinar seus resíduos corretamente. Em cidades onde a prefeitura oferece serviços de coleta seletiva, em geral basta separar os recicláveis dos orgânicos e depositar cada um na lixeira adequada. Ou procurar pontos de descarte apropriados. Encontre o mais próximo da sua casa. Em Taubaté, veja os endereços dos Pontos de Entrega Voluntária – PEVS em https://www.ecotaubate.com.br/servicos-e-tecnologia/coleta-de-residuos-dos-pontos-de-entrega-voluntaria-pevs.

Vamos aproveitar o dia da reciclagem para acrescentar novos hábitos e práticas diárias que façam a diferença no meio ambiente e na sociedade em geral. Podemos contribuir hoje e sempre com um meio ambiente mais saudável através da reciclagem, sabendo diferenciar os tipos de resíduos, separando sempre os resíduos sólidos dos resíduos orgânicos e também limpando as embalagens de comida para não contaminarem a coleta seletiva (de preferência utilize água de reuso ou guardanapos usados). Pequenas mudanças de rotina podem garantir uma vida muito melhor para as gerações futuras.

O Dia Mundial da Reciclagem é uma data importante para refletirmos sobre nossos hábitos de consumo e descarte, e para adotarmos práticas mais sustentáveis, todos os dias!

Faça sua parte ao longo de todo o ano:

– Separe seus resíduos recicláveis e não recicláveis;
– Tenha duas lixeiras em casa para separar o lixo comum do reciclável, pois isso facilita o processo;
– Ao descartar, não misture os sacos do lixo comum com os recicláveis;
– Fique atento aos dias e horários em que o caminhão da coleta seletiva passa na sua residência;
– Coloque o lixo para coleta com poucas horas de antecedência, assim, ele não corre o risco de ser levado pela chuva, ou ser aberto por algum cachorro;
– Prefira embalagens retornáveis;
– Se possível, faça compostagem em casa;
– Ao ir ao mercado, tenha ecobags / sacolas retornáveis e não use sacolinhas plásticas;
– Quando pedir comida em aplicativos, peça sem talheres, use os que você tem em casa;
– Faça uma lista antes de ir às compras, evite compras desnecessárias e escolha embalagens recicláveis.

VOCÊ SABIA?

De acordo com o relatório de 2023 da Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, o Brasil está entre os cinco primeiros do mundo na coleta de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), mas isso representa apenas 9,3 milhões de toneladas coletadas e recicladas formalmente, ou seja, 17,4% do montante descartado. A pesquisa da Green Eletron mostra que apenas 25% dos entrevistados sabem que todos os eletrônicos podem ser reciclados.