Search
terça-feira 28 janeiro 2025
  • :
  • :

Igreja de São Francisco de Assis única da cidade de Ubatuba

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível” (SFA)

Ao entrar nesta capela você percebe que tudo lá fora fica longe. E que a espiritualidade toma conta do local.
A energia espiritual é mais forte, e move nossos pensamentos num bailar da linda canção do padroeiro São Francisco de Assis.

A capela Católica foi criada pelo Frei Franciscano Angélico Manenti, no final dos anos de 1980 e tem uma imponência com a humildade característica da Ordem Franciscana.
Ela é a única de Ubatuba, que tem como seu protetor São Francisco de Assis, e fica na entrada da cidade. As cores amarela e branca distribuídas por toda a capela, dão um tom alegre que te chama para dentro.
Lá dentro, o que tem de mais impressionante é o Altar. Que não segue os padrões convencionais de uma igreja com um crucifixo no altar. Como podemos observar pela foto esse crucifixo tem um lado mais comprido do que o outro.
Segundo José dos Anjos, secretário, mantenedor da capela e que mora ao lado da igreja, o altar tem uma cruz com Jesus crucificado, mas com uma das mão solta e inclinada para uma grande imagem de São Francisco, que fica posicionada ao lado e embaixo deste lado da cruz. “A explicação religiosa para isso é que ao tirar uma das mãos do crucifixo, Jesus abençoa São Francisco e abraça todos os povos e todas as religiões”, disse.
O pároco Wilmar Villalba Ortiz, que também é Franciscano da Ordem Conventuais, chegou a Ubatuba faz 15 dias, e assumiu a Paróquia. Ele conta que a capela foi criada por Frei Angélico devido a necessidade de se aumentar o Centro Catequético. “Aqui temos aulas de catecismo para adulto e crianças, cursos bíblicos, grupos de orações entre outras atividades religiosas. Cheguei faz pouco tempo e estou conhecendo meu rebanho”, contou.

A história de Frei Angélico
Ele chamava-se Francisco, nasceu em 1 de junho de 1938, na cidade de Coniolo-Itália. E quando assumiu a profissão religiosa trocou para Angélico, significando nome novo, vida nova.


O pequeno Francisco em 6 de agosto de 1949, com 11 anos, despediu-se dos pais e seguiu para o Seminário Menor de Camposampiero-Padova, longe de sua terra natal. Em 1963 foi ordenado padre e chegou ao Brasil em 15 de novembro de 1964, em Missão na Província São Francisco de Assis.

Em Ubatuba, Frei Angélico, ficou por 12 anos de 1980 a 1991 e fundou a capela de São Francisco de Assis, na avenida Professor Thomaz Gualhardo. Segundo informações de moradores da comunidade até dinheiro da Itália chegou para essa construção, que começou a ser levantada em 1986.

Por Glaucia MoraesJornalista

14/03/2018