Jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais; inscrições estão abertas até quarta-feira, 15 de junho
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, na quinta-feira, 9, um concurso para a contratação de recenseador para o Censo Demográfico de 2022.
No total, 48.535 vagas para nível fundamental completo foram abertas em todo o país, com período de duração de 3 meses, podendo ser estendido.
A principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta de informações.
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
Inscrições
A inscrição no concurso é gratuita, e poderá ser realizada pelo site do IBGE, na página www.ibge.gov.br/pss-complementar. Para participar, o candidato deve preencher e enviar o formulário de inscrição.
As inscrições estão abertas até quarta-feira, 15 de junho. Mediante contratação, é necessário apresentar a documentação original ou cópia autenticada.
Salário
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Em seu site, o IBGE disponibiliza um simulador para calcular o valor estimado.
Atribuições
O recenseador é responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores de determinada região, presencialmente ou por telefone. Neste caso, ele entrará em contato com o público do Censo Demográfico 2022.