Somos a capital nacional da Literatura infantil apesar de, por mais absurdo que pareça, ainda existirem muitos Taubateanos que não sabem disso. Precisamos divulgar mais!
Viva Monteiro Lobato, que é nossa expressão maior em termos de Literatura infantil, apenas lembrando que Lobato não escreveu somente obras para o público infantil, teve muitas e grandes obras adultas como, por exemplo, Urupês, Cidades mortas, Negrinhas, O escândalo do petróleo, Velha praga, entre outras. Se não me engano, me corrijam se estiver errado, Lobato escreveu 25 obras para adultos.
Lobato é, ainda hoje, considerado polêmico. Se envolveu em discussões políticas, fez grandes campanhas para exploração de petróleo e é acusado por muitos de racista.
Não quero, e nem devo, entrar nessa discussão sobre o racismo, deixo para pessoas mais competentes no assunto discutirem essa questão.
O que quero dizer é que qualquer pessoa que conheça Literatura, ao ouvir falar sobre Literatura infantil, certamente vai associar com Monteiro Lobato e vice versa, isso é fato.
E Taubaté criou a nossa FLIT (Feira da Literatura Infantil de Taubaté) fazendo jus ao título de Capital nacional da literatura infantil e prestando uma grande homenagem à enorme quantidade de excelentes escritores de literatura infantil da nossa cidade.
Palmas para todos eles.
Mas, Taubaté é uma cidade muito grande, é uma cidade muito cultural e não tem somente escritores de Literatura infantil. Temos também, uma enorme quantidade de escritores de Literatura adulta. E grandes escritores.
Para se ter uma ideia da enormidade de nossa cultura, começamos dizendo que nossa Taubaté tem duas academias de Letras, a ATL (Academia Taubateana de Letras) e AVLA (Academia Valeparaibana de Letras e Artes), cuja sede é em Taubaté.
Além das duas academias, temos o grupo “Escritores de Taubaté” que reúne, mensalmente, escritores da nossa cidade para discutir literatura e sabemos também, que há outros grupos literários.
E, para não ficar somente na Literatura, temos um grande grupo chamado “Praça Viva” que reúne a nata dos artistas plásticos de nossa cidade. Nesse grupo encontramos pintores, escultores e muito mais.
E muitos outros grupos culturais de grande qualidade, esparramados pela nossa cidade.
Então, já que temos uma feira literária para os escritores de Literatura infantil, vamos ter também uma feira literária para os escritores adultos, e essa feira virá com o sugestivo nome de “I Bienal Literária de Taubaté”.
E nossa Bienal, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Faculdade Anhanguera (unidade da Vila das Graças) terá, além da literatura adulta, literatura infantil (como não podia deixar de ser), pintores, escultores, artesãos, shows de dança e de música e muitos outros artistas.
Será uma festa da cultura em Taubaté!
Taubaté merece sua Bienal!
E o sonho está se tornando realidade!