A prefeitura de Taubaté vai assumir a gestão do Hospital Universitário a partir de 1º de maio. Administrado pelo governo do estado, até lá estará acontecendo o processo de transição.
Segundo informações da Prefeitura, essa mudança objetiva desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Atualmente o HU mantêm pacientes internados por tempo indeterminado, à espera de leitos na rede estadual – já que a transferência depende do aval da Secretaria Estadual da Saúde. Com a mudança, a prefeitura terá autonomia para administrar os leitos. Os 800 funcionários do hospital, segundo o secretário de Saúde de Taubaté João Ebram Neto, não serão dispensados.
Atualmente, o hospital atende pacientes de Taubaté e outras cidades da região, mas a prefeitura informou que após a municipalização, a unidade será referência para a internação dessas pessoas, por meio do sistema Cross, que regulamenta a oferta de serviços na saúde.
A empresa que fará a gestão do hospital é a SPDM – Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, mesma empresa que gerencia o Hospital Municipal de São José dos Campos. O contrato, que tem vigência de 24 meses, foi assinado com a empresa no dia 8 de março, com o valor próximo de R$ 157 milhões.