Certificação da Joint Commission International atesta os procedimentos assistenciais da unidade
O Hospital viValle, em São José dos Campos/SP, recebeu a certificação internacional concedida pela Joint Commission International (JCI), o mais importante órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo.
Pertencente à Rede D’Or – maior grupo privado de saúde do Brasil –, a unidade de São José é a primeira a receber o título no Vale do Paraíba, por cumprir os mais altos padrões internacionais de assistência e segurança exigidos para pacientes, familiares e profissionais de saúde.
“O viValle é o único hospital de toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba a alcançar essa importante acreditação e estar no ranking das melhores instituições de saúde do mundo pela excelência da assistência e segurança do atendimento aos pacientes, acompanhantes, colaboradores e profissionais de saúde. Esse reconhecimento é fruto do trabalho de um grande time empenhado, comprometido, e em especial, com olhar focado na segurança dos nossos pacientes”, comemora o diretor geral do Hospital viValle, Dr. Fernando VC De Marco.
O viValle atende, em média, 8,5 mil pacientes por mês no pronto atendimento, além de realizar cerca de 1,4 mil cirurgias mensalmente. A unidade conta com 184 leitos e dispõe de estrutura completa de hospital.
“Após avaliação criteriosa e muito complexa, conseguimos atender aos padrões da JCI, o que confirma a busca pela melhoria contínua de nossos processos e o aprendizado institucional para fortalecer a cultura de segurança, a fim de prestar o melhor cuidado aos nossos pacientes. O viValle conta com o imprescindível apoio do corpo clínico, setores assistenciais e administrativos para manter o padrão de excelência no atendimento aos pacientes e, consequentemente, conquistar essa importante acreditação”, afirma o Gerente de Qualidade, Dr. Bruno Misumi.
No Brasil, dos 6.642 hospitais existentes, menos de 10% possuem algum selo de qualidade e apenas 46 instituições possuem essa Acreditação, segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Saúde da Fundação Getúlio Vargas.
Em 2021, foi o primeiro no Brasil a receber a certificação do Programa Closer to Zero em práticas clínicas na prevenção de casos de lesões por pressão, que consiste em uma capacitação das equipes de enfermagem e visa “fortalecer a cultura de segurança do paciente, contribuindo para o seu bem-estar e redução da incidência das lesões por pressão, com o fortalecimento de processos e sistemas que visem ações preventivas”.