Search
sexta-feira 8 novembro 2024
  • :
  • :

Hospital Universitário de Taubaté realiza mutirão contra câncer de pele

A Equipe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté realiza um mutirão de atendimentos para a população da Região Metropolitana do Vale do Paraíba no próximo dia 1º de dezembro (sábado), visando à prevenção do câncer de pele.
A ação acontecerá das 9h às 15h, no Ambulatório do Hospital, e faz parte da campanha nacional de prevenção e conscientização sobre as doenças da pele ‘Dezembro Laranja’.
O atendimento é gratuito e será realizado por ordem de chegada. Para participar basta comparecer no Ambulatório do HU no horário indicado, se possível levando o RG, Cartão SUS e comprovante de residência.
Durante a ação serão oferecidos exames completos da pele, além de orientação sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele. “Esse evento facilita o acesso da população ao dermatologista. Com uma grande estrutura, mobilizamos vários profissionais, o que possibilita o atendimento de um grande número de pessoas. Nosso objetivo é detectar lesões precoces e também orientar a população quanto ao câncer de pele”, explica a Médica Dermatologista do HU e Coordenadora Local da Campanha, Dra. Flavia Ferreira.
O câncer de pele é o tipo de câncer com mais incidência em todo o país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele. Para o biênio 2018/2019, há uma estimativa de surgimento de 165 mil novos casos de câncer de pele não melanoma, tipo que apresenta altos percentuais de cura, se detectado precocemente.
O foco do mutirão são os pacientes com idade avançada; pessoas que possuem pele, olhos e cabelos claros; com histórico familiar da doença; que já tiveram queimaduras de sol; que tem muitas sardas ou muitas pintas pelo corpo; e pessoas que possuem alguma ferida que não cicatriza ou alguma pinta pelo corpo que está se modificando, mudando de cor ou crescendo.
Esta é a 20ª edição da campanha e a expectativa é de que um grande público compareça ao Hospital. Em 2017, 452 pessoas foram atendidas por médicos dermatologistas do HU. Destas, 87 foram encaminhados para acompanhamento.