Search
sexta-feira 29 novembro 2024
  • :
  • :

Hospital Municipal terá controle próprio de vagas, afirma secretário

Durante audiência de prestação de contas das ações da área de Saúde no segundo quadrimestre de 2018, o secretário João Ebram Neto afirmou que as vagas de internação no HMUT (Hospital Municipal Universitário de Taubaté, nome sugerido para a unidade) deverão ter controle próprio, independentemente do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), gerenciado pelo Governo do Estado.

A audiência, realizada quinta-feira, dia 27, na Câmara de Taubaté, foi presidida pelo vereador Rodson Lima Bobi (PV) e contou com a participação de Pedro Abreu (PSDB) e Vivi da Rádio (PSC).
O secretário reafirmou 5 de dezembro como a data definida em edital para início da operação da empresa terceirizada, que deverá ser contratada para gerir o hospital, e ressaltou que o objetivo é promover melhor atendimento aos taubateanos.

O diretor de Saúde, Glauco Marini, fez a explanação dos números dos atendimentos dos diversos setores que compõem a área, ressaltando o aumento “significativo” nos atendimentos feitos nos Pamos (Postos de Atendimento Médico e Odontológico), que foram 92 mil, diante de 84 mil registrados no quadrimestre anterior.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Elisabete Prado fez questionamentos sobre o funcionamento do painel eletrônico do Pamo Três Marias, sobre problemas de conexão de internet nos Pamos em geral e sobre segurança nas unidades de saúde.

O secretário afirmou que foi contratada nova empresa para programação dos painéis eletrônicos; sobre a internet nos postos, está em fase de licitação uma nova empresa para melhorar a conexão nas unidades de saúde. Em relação à segurança, explicou que em situações pontuais de perigo, Guarda Municipal e Polícia Militar são responsáveis pela contenção, sendo prioridades as unidades de urgência e emergência.
Munícipes fizeram questionamentos sobre falta de medicamentos, falta de pagamento da empresa Essencial aos funcionários, problemas com ambulância, que foram respondidos pelo secretário. O vídeo da audiência está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube, https://youtu.be/N7siut4xB_c.