Quando você perceber que tem ficado mais triste do que alegre, quando sua vida estiver ficando chata, quando estiver perdendo o estímulo e a vontade de viver, quando não estiver se sentindo bem ao fazer o que está fazendo, ou se relacionar com quem você está se relacionando, ou trabalhar numa área que já foi a sua cara, mas que hoje não tem nada a ver com você, então está mais que na hora de promover as mudanças necessárias para que você volte a ser feliz.
Não se preocupe com o tipo de mudança que irá fazer em sua vida, apenas ouça o seu coração que é e sempre será o seu melhor conselheiro. Sinta o que tem que ser feito, imagine-se vivendo a vida que gostaria e procure informar-se sobre o que é necessário para que tal mudança se concretize. Uma vez tomada a decisão, mãos à obra!
É claro que você não vai conseguir promover uma mudança radical de uma só vez, mas é necessário que dê o pontapé inicial. Depois disso, é hora de agir e não deixar para amanhã o que pode fazer hoje, afinal de contas, se tomou a decisão não tem porque ficar protelando, pois quem adia uma hora, adia um ano, dez anos, uma vida inteira.
Se ao mudar você perceber que não era bem isso que queria, não se preocupe com os que os outros vão pensar ou falar a seu respeito, é sempre muito digno recuar. Mude de novo, mesmo que seja para voltar à vida que você estava levando, talvez agora com mais consciência, experiência e maturidade. Voltar atrás na sua decisão não é nenhuma vergonha, ao contrário, é sinal de que você tentou uma mudança, mas não gostou do resultado. Pelo menos você agiu e não ficou esperando as coisas acontecerem. Se você tem andado descontente com alguma coisa, em vez de ficar reclamando, promova já as mudanças necessárias. Pense nisso!