Search
sexta-feira 15 novembro 2024
  • :
  • :

Hoje, dia 26 de março é o Dia do Cacau e claro, também é o Dia do Chocolate.

Para comemorar este dia, trouxemos algumas curiosidades sobre o tema:

Segundo os botânicos o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, é um fruto típico da América Tropical, onde até hoje, é encontrado em estado silvestre, desde o Peru até o México. A época do descobrimento, era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, e os Maias.

Os Astecas acreditavam que era um fruto divino. Segundo a lenda, o deus Quetzalcóatl presenteou os homens com a semente do cacau para lhes fornecer energia. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.
Referido costume deve ter influenciado o botânico sueco Carolus Linneu, que denominou a planta de Theobroma cacao, que quer dizer: “manjar dos deuses”.

Os índios consideravam os grãos do cacau tão valiosos que os usavam como moeda, mas sua importância superou o escambo. Há quem alegue que o cacau pode ter dado origem a um sistema monetário mais complexo, visto existir registros de que seus grãos eram aceitos como pagamento de taxas e impostos pelos reis da época. O “cacau-moeda” servia, provavelmente, para pagamentos de serviços e comércio entre povos vizinhos.

E não era só seu grão que era usado como moeda, há registros de historiadores que relatam a bebida feita do cacau, como o chocolate quente, também como forma de “dinheiro”, já que em alguns dos murais estudados, uma mulher oferece uma tigela de chocolate quente a um homem em troca de um tipo de massa de comida.

Oficialmente, o cultivo do cacau começou no Brasil em 1679, quando foi autorizado aos colonizadores cultivá-los em suas terras. Do Amazonas, ele foi para o Pará e de lá seguiu para Bahia e Espírito Santo. Mas foi na Bahia, em razão do tipo de solo e clima, que ele se deu melhor.

A partir da década de 1770 a coroa portuguesa passou a incentivar o plantio de novas lavouras de exportação para diminuir a dependência do comércio do açúcar, o que impulsionou o cultivo.

Nas primeiras décadas do século XX, o cacau era o mais importante produto de exportação da Bahia e vários fazendeiros de origem humilde, proprietários de vastas plantações de cacau e de importantes casas comerciais, tornaram-se os novos ricos da sociedade baiana.

Nos anos 1930, os fazendeiros de cacau são apresentados como um grupo de homens que haviam trabalhado para a construção da riqueza regional, apesar das enormes dificuldades econômicas e sociais.

Hoje a Bahia produz 95% do cacau Brasileiro, o Espírito Santo 3,5% e a Amazônia 1,5%.

O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

O cacau, originalmente amargo e levemente picante, ao ser levado para a Europa pelos espanhóis, transformou-se em chocolate com a adição, em especial, de leite e açúcar, que o tornam irresistível, além de trazer benefícios à saúde como: melhora do humor, redução do nível de estresse, melhora na sensação de bem estar e relaxamento.

Assim, a Cacau Crédito comemora seu dia com um enorme obrigado a quem descobriu este fruto tão rico!

5 curiosidades sobre essa fruta tipicamente brasileira

Quem é que consegue resistir a um saboroso pedaço de chocolate? O desenvolvimento desse doce único e muitas vezes irresistível, só aconteceu por causa do cacau. É exatamente por isso que todo dia 26 de Março nós comemoramos o dia do cacau!

Sabemos que é difícil de acreditar, mas você sabia que o cacau já foi um produto considerado mais valioso do que a prata ou o ouro? Quando os primeiros navios espanhóis aportaram na América do Sul, os exploradores descobriram que os índios não se importavam tanto com a prata ou o ouro da mesma maneira que valorizavam o cacau. O motivo de tudo isso? O cacau sempre foi considerado pelos índios uma das oferendas mais importantes para os deuses Maias.

As primeiras receitas de chocolate foram criadas pelos Astecas

Cacau e chocolate são duas coisas bem diferentes. Enquanto o primeiro é o nome do fruto que é bastante comum na América do Sul, o chocolate é apenas uma das receitas derivadas dele. Inclusive, o próprio chocolate já sofreu várias alterações em sua receita até alcançar a formulação que tanto conhecemos e amamos.

Quem desenvolveu as primeiras receitas de chocolate foram os Astecas, por volta de 1400, quando dominaram os Maias. Eles preparavam uma bebida à base de cacau, pimenta, água, mel e especiarias que atendia pelo nome de xocoatl (que significava água amarga) ou cacauhalt (água do cacau). Ao longo dos anos, a receita passou por um número significativo de alterações, chegando na formulação sólida e saborosa que conhecemos e amamos.

O cacau é um antioxidante tão poderoso quanto o vinho

Você provavelmente já ouviu falar que tomar uma taça de vinho tinto por dia faz muito bem para a saúde, certo? Mas sabia que o cacau pode ser um alimento tão poderoso quanto o vinho para a sua saúde?

Essa pequena fruta é responsável por conter um volume relativamente alto de antioxidantes em sua concentração (em alguns casos, podendo apresentar até 12 vezes mais compostos do que o vinho). Os antioxidantes são compostos responsáveis por controlar o efeito dos radicais livres em nosso organismo, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, degenerativas e até alguns tipos de câncer.

Vale a pena reforçar que, para se beneficiar da ingestão dos antioxidantes do cacau, é mais interessante valorizar o consumo de chocolates feitos com maior concentração desse ingrediente (como os mais amargos) ou então o uso da fruta nas suas receitas!

Faz bem para a disposição e para o coração

O cacau é o principal responsável pelo aumento da produção de serotonina no nosso organismo, quando consumimos chocolate ou receitas que tem esse ingrediente em suas preparações. A serotonina é o hormônio responsável pela nossa sensação de prazer e, por isso, logo após a ingestão de cacau, você se sente mais bem disposto e bem humorado – e é exatamente por isso que indicamos o consumo de chocolate para tratar sintomas da TPM ou até mesmo para auxiliar no controle da depressão.

Essa fruta ainda faz muito bem para o funcionamento do coração, visto que tem ação vasodilatadora e facilita a circulação e distribuição do sangue por todo o corpo.

O nordeste sempre foi a terra do cacau no Brasil

Apesar do cacau ser cultivado inicialmente na Amazônia, onde já existia naturalmente em abundância, foi na Bahia que esse alimento encontrou um alto índice de produtividade e sucesso.

Ilhéus era a cidade responsável por abastecer o país com essa mercadoria, tanto que em 1820 ela era considerada a capital do cacau por causa de seu alto número de fazendeiros e produtores desse alimento. Mesmo após a praga que atingiu a região em 1989 e devastou praticamente todas as plantações da região, a Bahia se reergueu e ainda é responsável por produzir cerca de 95% do cacau originário no Brasil.