O HMUT (Hospital Municipal Universitário de Taubaté) registrou um aumento médio de 122% nas cirurgias realizadas em regime ambulatorial nos meses de agosto e setembro em comparação aos meses de junho e julho. O início da gestão da Santa Casa de Chavantes (SCMS) na unidade trouxe outros números positivos para o mesmo período analisado.
Nos dois meses de gestão da Santa Casa, foram realizadas 156 cirurgias em regime ambulatorial, contra 70 cirurgias nos dois meses anteriores. O aumento registrado foi possível em razão da ampliação das vagas em dermatologia. A média de consultas ofertadas passou de 1.635 para 2.100, alçando um aumento de 28% em relação ao bimestre anterior.
Com o início da nova gestão houve a retomada da programação de cirurgias eletivas, com a reestruturação das equipes médicas e do centro cirúrgico.
Nos primeiros dois meses, foi observado um aumento de 21% na média de cirurgias eletivas realizadas em relação ao período imediatamente anterior, totalizando 84 cirurgias, sendo a ortopedia a área de maior destaque. Também foram retomados os atendimentos ambulatoriais na especialidade cirúrgica de mastologia.
O hospital registrou ainda um aumento de 53% nos exames realizados em regime ambulatorial, com destaque para a coleta de exames laboratoriais diretamente no ambulatório da unidade. No período foram realizados, em média, 2.615 exames, entre laboratoriais, raio-x, audiometria, eletrocardiograma e endoscopia.
INÍCIO DA NOVA GESTÃO
A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes iniciou a gestão do HMUT no dia 1º de agosto.
No primeiro dia de gestão, a nova organização social instalou totens de pesquisa de satisfação e avaliação pós atendimento na portaria central e nas recepções dos Prontos-Socorros Infantil e Ginecológico e Obstétrico.
A iniciativa oferece uma forma prática, fácil e ágil de os usuários avaliarem os serviços prestados. Durante o primeiro mês, foram 789 respostas dos pacientes com um índice de 87,68% de aprovação.
Outra iniciativa importante foi a reforma da recepção do Pronto-Socorro Infantil, que agora está de cara nova com um ambiente renovado e bem cuidado para receber a população com mais conforto. O atendimento à população também foi reforçado com a disponibilização de novas ambulâncias. A aquisição trouxe mais agilidade e eficiência nos serviços de emergência para a população.
A modernização da infraestrutura hospitalar contou ainda com a aquisição de novos equipamentos, como monitores multiparamétricos, aparelhos de cardiotocografia (utilizados para avaliar a saúde fetal) e bombas de infusão enteral (garantem a administração precisa de nutrientes), entre outros. A equipe da unidade passou por treinamentos para garantir o uso seguro dos novos equipamentos.
CONFIRA OS INDICADORES DE AGOSTO E SETEMBRO COMPARADOS AO BIMESTRE ANTERIOR
Aumento de 122% nas cirurgias realizadas em regime ambulatorial
Aumento de 28% disponibilidade de vagas em dermatologia
retomada dos atendimentos ambulatoriais das especialidades cirúrgicas de ortopedia e mastologia
Aumento de 21% nas cirurgias eletivas
Aumento de 53% nos exames realizados em regime ambulatorial, como exames laboratoriais, raio-x, audiometria, eletrocardiograma e endoscopia