Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Grupo com cem novos trabalhadores ingressa na Volkswagen Taubaté

Um grupo com cem novos trabalhadores e trabalhadoras ingressou na Volkswagen Taubaté no começo deste ano. As vagas são o resultado da aprovação de um acordo coletivo negociado pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região). O retorno da produção na fábrica ocorreu nesta segunda-feira, 15, após o recesso do fim de ano.

Primeiramente, a montadora realizou o processo de seleção dos candidatos nos meses de novembro e dezembro. Logo depois, os novos funcionários passaram por uma etapa de integração e treinamento. Por fim, o grupo foi incorporado à produção na retomada das atividades na fábrica. Outros 37 alunos do Senai devem ser efetivados ainda neste ano.

Esse reforço no quadro de trabalhadores está sendo feito por causa de mais um carro que será produzido em Taubaté. Dessa forma, a previsão é de que a montadora coloque um novo SUV compacto no mercado em 2025. Além disso, a planta também está credenciada para receber produtos compartilhados com outras unidades da montadora.

Líder de vendas

Atualmente, a fábrica produz o Polo Track, modelo que ajudou a impulsionar as vendas da Volkswagen no ano passado. No total, a família Polo teve 111.247 unidades emplacadas em 2023. Como resultado, a montadora retomou a liderança do ranking de carros de passeio mais vendidos no Brasil.

Para o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, o setor industrial de Taubaté está em um momento positivo. “No ano passado tivemos um saldo de empregos na indústria de Taubaté quatro vezes maior do que em 2022. Esse resultado reflete os acordos feitos pelo Sindicato. E também são os primeiros sinais do trabalho de retomada da indústria feito pelo Governo Federal”, avalia Claudião.

A extensão do acordo coletivo garantiu ainda valorização da PPR (Programa de Participação nos Resultados), do piso salarial e da data-base, com a implantação de um vale-alimentação. Outro benefício é a estabilidade nos empregos até 2028.

“Iniciamos uma nova fase em 2018 na Volkswagen, quando construímos o primeiro acordo para o novo ciclo de investimentos da montadora. Quando chegarmos em 2028, teremos alcançado dez anos de estabilidade nos empregos, o que é um fato histórico para os trabalhadores e trabalhadoras”, aponta o presidente do Sindmetau.