Flaco faria 14 anos no próximo mês. A impressionante coruja de origem eurasiana, encontrável desde a Escandinávia até a Ásia Central, viveu 13 anos de sua vida no Zoológico do Central Park. Um vândalo danificou a proteção de seu abrigo e Flaco saiu para passear pela Ilha de Manhatan, no início de Fevereiro de 2023.
Segundo o Jornal The New York Times, uma de suas primeiras aparições foi na Quinta Avenida. Flaco se tornou desde então, um ícone de estimação de Nova York, o principal modelo fotográfico da cidade.
Especialistas do Zoo estavam preocupados se Flaco conseguiria sobreviver e se alimentar sozinho. Sua sobrevivência por mais de um ano fora do cativeiro provou que uma coruja consegue manter o instinto de sobrevivência quase intacto.
As corujas eurasianas podem ter até 1.80 m de envergadura. Flaco foi então, facilmente monitorado e todos acreditavam que conseguiria ser resgatado e voltaria a viver com segurança, fora dos arranha-céus inóspitos de Nova York, em seu lar no Central Park Zoo.
Os pios de Flaco eram ouvidos regularmente na região do Upper West Side, no início do mês de Fevereiro, quando completou um ano fora do Zoologico, mais precisamente por volta da rua 86, onde fez sua base e parecia se sentir à vontade na metrópole. Uma das preocupações dos ornitólogos, Flaco se desviava facilmente dos veículos e achava abrigos e se deleitava com o panorama da capital do planeta.
Infelizmente, na semana passada, Flaco foi encontrado desmaiado na rua 89 West e segundo The Wildlife Conservation Society, que administra o Zoológico, apesar do socorro imediato, o magnífico pássaro não conseguiu sobreviver a uma colisão contra uma edificação.
Nova York perde aproximadamente 240.000 pássaros por ano em acidentes contra edificações, principalmente vidraças.
Não existe ainda, por parte da maioria dos arquitetos, preocupação em relação à colisão de pássaros em edificações. Fachadas espelhadas são verdadeiras armadilhas.
A morte de Flaco oferece um raro momento de reflexão sobre como cuidar de pássaros da forma mais adequada possível. Com certeza, serão abertos estudos para minimizar as colisões dos pássaros em edificações.
Flaco conquistou milhares de fãs e trouxe para Nova York especialistas que ficaram encantados com a sua presença.
Flaco encantou uma ilha inteira e ensinou com sua vida peregrina a sabedoria que as corujas nos inspiram e como nós instintivamente, amamos os animais.
______
José Alencar Galvão de França
alencargalvao@terra.com.br