Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

GPS – Shogun

Assim como a Cultura Grega exerceu protagonismo na Civilização Ocidental, a Cultura Chinesa influenciou a formação de países vizinhos, dentre os quais, o Japão e a Coreia.
A China é uma das civilizações hídricas, assim como o Egito e a Mesopotâmia. Dois rios desaguam no Mar da China: rio Azul e rio Amarelo, que constituem a Mesopotâmia Chinesa.

O rio Azul é o mais extenso da China. Percorre mais de 6.000 km e é o vetor principal da agricultura do país, além de ser navegável em quase todo o seu percurso. A construção recente de uma grande represa, apesar do fornecimento de energia, tem trazido grandes problemas ambientais, mais que os esperados. Políticas públicas têm se esforçado para minimizar os efeitos e completam um ciclo de interrupção de construção de represas com grandes espelhos ou superfícies, substituídas por hidroelétricas de pequeno porte e outros sistemas de geração de energia: solar e eólico.

Ao norte do rio Azul, com nascente próxima, o rio Amarelo é o segundo mais extenso da China. Percorre mais de 5.000 km a partir dos altiplanos da região leste. Apesar de nascer em uma região quase árida, com poucas chuvas, é favorecido pelo degelo da Primavera, por afluentes no percurso e por índices de pluviosidade significativos a partir da metade de seu percurso.

Ambos rios desaguam no Mar da China. O rio Amarelo tem sua foz em Xanghai, maior cidade da China, cujo nome possui dois ideogramas: parte de cima e mar, ou seja, mar superior ou do norte.

A língua chinesa é um dos patrimônios imateriais da Humanidade. Desde a formação dos primeiros ideogramas, é possível que tenha aproximadamente 5.000 anos.

Mais recente, a língua japonesa utiliza aproximadamente 2.000 ideogramas chineses.
Enquanto a língua chinesa, também conhecida como Mandarim, é constituída por milhares de ideogramas com articulação gramatical reduzida, a língua japonesa possui uma gramática bem mais robusta, o que a torna mais acessível para os ocidentais.

Os ideogramas chineses na língua japonesa possuem várias funções e dois tipos de pronúncia: a pronúncia chinesa do período da incorporação do ideograma e a pronúncia japonesa quando articulado com o sistema Hiragana.
Na verdade, é possível dizer que a língua japonesa poderia ser resumida no silabário denominado Hiragana.

O Hiragana possui duas funções importantes: articulam os verbos no tempo e alguns de seus caracteres são utilizados como partículas que enfatizam o tópico da frase, posse, direção, enfim indicam o sujeito, o objeto, advérbio de modo e de lugar.

As duas línguas não possuem artigos.
A cultura japonesa encontra similaridades com aspectos espartanos da cultura grega. Notadamente, a filosofia dos samurais.
Impossível estudar o Japão sem passar pela compreensão do legado que os samurais deixaram não somente na Ásia, mas em todo o planeta: valorização da virtude, coragem e honra milenar.

O livro Shogun publicado por James Clavell em 1975 aborda o período do século XVII, final do período feudal no Japão e a disputa pela posição de Shogun, a mais importante autoridade militar do país.

_______

José Alencar Galvão de França