Pela imaginação dos primitivos habitantes do Mar Egeu, Posseidon ou Netuno era a própria água do mar e Hélio ou Apolo era o próprio sol.
Pode ser sugerida uma Teoria de Relatividade Cultural quando um velejador ao sair das Ilhas Gregas, singrando o Mediterrâneo Oriental até o Egito percebeu que tanto o mar quanto o sol são os mesmos nas duas regiões, sendo Hélio e Rá animizações para o mesmo astro.
Mileto pode ser considerada a capital do Mediterrâneo Oriental antes da hegemonia de Atenas. Por volta do ano 1.000 a.C. Sídon era a cidade mais importante do Mediterrâneo e os fenícios influenciaram os primeiros habitantes da atual Grécia, com um alfabeto mais simplificado que substituiu o “linear B” e com a expansão comercial marítima. A compreensão cultural de outras regiões precedeu uma verdadeira revolução científica por volta do século VI a. C..
Enquanto Talles de Mileto estudou os solstícios e equinócios, Anaximandro de Mileto organizou um mapa do Mar Mediterrâneo e propôs que a Terra flutuava no ar.
A cultura grega era inicialmente transmitida oralmente pelos rapsodos que cantavam versos com métrica e cadência.
O primeiro livro em prosa do Ocidente também é atribuído a Anaximandro de Mileto.
O Oráculo de Apolo em Delfos é uma fonte de conhecimento que funde lendas e realidades.
Diz-se que o Oráculo chegou a constatar o final da Guerra de Troia, no exata momento em que foi encerrada, informação confirmada 24 horas depois através de mensagens de fumaça desde Tróia.
Certa vez, durante o julgamento de Sócrates, um de seus discípulos foi até o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa confirmou que Sócrates era o homem mais sábio de Atenas.
Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates ficou surpreso, pois não se considerava um sábio.
Quando Atenas foi invadida pelos persas depois do episódio das Termópilas, pediram conselho para o Oráculo de Delfos que respondeu que “uma muralha de madeira se ergueria para defender a cidade”.
Sem compreender, tentaram obter esclarecimentos com especialistas que traduziram que muralha de madeira faria uma referência à frota naval ateniense. Consequentemente, os gregos organizaram a frota dentro do estreito da Ilha de Salamina, a pouca distância do Porto do Pireu e aguardaram a chegada da frota persa. Xerxes, acompanhava a batalha naval e percebendo uma derrota eminente, pediu para os persas recuarem e logo depois foram expulsos durante a batalha de Plateia.
De fato, o Oráculo tinha um caráter preponderante em aconselhar.
Teria Otávio Augusto solicitado um conselho para o Oráculo de Apolo sobre quem deveria sucedê-lo no trono de Roma. O Oráculo respondeu: “quem tem o trono do céu terá o trono de Roma”. A sibila délfica foi homenageada por Michelangelo com uma referência pictórica dentro da Capela Sistina.
Primeira Pessoa do Singular é um livro publicado por William Somerset Maugham em 1931, título do presente texto como homenagem aos rapsodos e historiadores que deram o primeiro passo para que tivéssemos informações da Antiguidade Clássica.
____________
José Alencar Galvão
alencargalvao@terra.com.br