Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse é um romance do autor espanhol Vicente Blasco Ibáñez, publicado pela primeira vez em 1916 e segundo a Livraria Alfarrabista do Funchal conta uma história confusa entre genros franceses e alemães de um proprietário de terras argentino que lutam em lados opostos na Primeira Guerra Mundial.
O romance foi uma encomenda do presidente da França Raymond Poincaré. Sua tradução em inglês de 1918 por Charlotte Brewster Jordan se tornou o romance mais vendido nos EUA em 1919, de acordo com Publishers Weekly, que o saudou como “uma história soberbamente humana contada por um gênio”. O romance foi incluído na lista dos 100 melhores romances do século XX pelo jornal espanhol El Mundo.
O ator Rodolfo Valentino leu o texto e descobriu que a Metro havia comprado os direitos de produção. Conseguiu o papel principal. Lançado em 1921, pode ser considerado o primeiro grande sucesso do ator. O romance recebeu outra versão em 1962, dirigido por outro Vicente.
A versão cinematográfica de Vicente Minelli oferece a visão apocalíptica da chegada dos cavaleiros, anunciando a Primeira Guerra Mundial.
Com propriedade, alguns historiadores consideram as duas Guerras Mundiais como apenas uma, com um espaço de tempo para recuperação da Alemanha e confecção das bombas atômicas.
Mais de cem anos depois, as figuras dos cavaleiros apocalípticos continuam a nos assombrar.
Uma nova versão poderia trazer a Sede como o primeiro cavaleiro através da crise hídrica que se alastra mundialmente: redução dos níveis dos lagos como do Mar Cáspio, redução das geleiras e neves permanentes como das calotas polares, Alpes e do Kilimanjaro.
A retirada de água dos lençóis subterrâneos começam a trazer outros problemas imprevisíveis para o planeta Terra.
A destruição do meio ambiente trará a Fome como o segundo cavaleiro.
A desumanidade com os animais trará o terceiro cavaleiro através da Soberba, simbolizada pelo assassinato de elefantes na África.
A Humanidade tem transformado a vida dos animais em um inferno. Impressionante o descaso mundial com o Reino Animalia.
Finalmente, o quarto cavaleiro trará a Injustiça, através da crise moral de várias ordens pela qual passam as nações, com aplicação ineficiente dos Direitos Humanos.
Dirigida, em grande parte, por ditadores e políticas ineficientes, nosso planeta começou a dar sinais de fadiga e esgotamento.
Mais que nunca, cada um de nós deveria dispensar tempo e engajamento para participar de políticas que poderão dar início à reversão da problemática moral e destruição ambiental.