Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

GPS – Enterrem o meu coração na curva do rio

Em 1640, após sessenta anos, o final da União Ibérica separou Portugal e Espanha, no auge da corrida mercantilista.
Os Estados Nacionais Europeus formados durante a Idade Média intensificaram o acúmulo de riquezas através da exploração ou arrecadação de metais preciosos como o ouro e prata.

Em 1680, abandonando os limites previstos pelo Tratado de Tordesilhas, Portugal, a partir da Capitania do Rio de Janeiro, decide fundar a Colônia do Santíssimo Sacramento, na margem esquerda do rio da Prata, em frente à cidade de Buenos Aires.

Aliás, o Rio da Prata recebeu sua denominação por ser a principal via de escoamento das minas de prata situadas no Alto Peru.

Entretanto, além do comércio de ouro e prata, Sacramento significou a extensão do sofrimento e quase completa extinção dos povos indígenas e dos escravos africanos.

Uma luta injusta contra os detentores de armas de fogo, parte dos indígenas foi aculturada e muitos aderiram ao cristianismo. Na mesma época, os jesuítas desenvolveram pequenos aldeamentos, o que de uma certa forma salvou por décadas muitos indígenas da morte ou da escravidão.

Sete Povos das Missões é o conjunto dos últimos assentamentos indígenas implementados pelos jesuítas. As Missões formaram uma espécie de movimento humanitário tendo em vista a sobrevivência das populações indígenas.
De acordo com o Portal das Missões, as reduções, como ficaram conhecidas, foram desenvolvidas de forma autossustentada, conforme havia prescrito Ignácio de Loyola nas Constituições da Ordem: cada domicílio da Companhia teria que funcionar com independência e deveria possuir equipamentos e estruturas necessárias para abrigar os residentes e lhes prover trabalho.

Segundo o IPHAN, chegaram a construir cidades, com milhares de habitantes, compostas por uma praça central onde ficava o núcleo urbano e as principais construções como igreja, colégio, mercado e oficinas. Ainda na área urbana ficavam as habitações e ao redor se estendiam as lavouras e criações de gado.

Segundo o historiador Wolfgang Reinhard, por mais controversos que tenham sido os intentos dos jesuítas de adaptar a mensagem cristã às populações indígenas e de promover uma mudança cultural dirigida, a atividade missioneira foi a melhor alternativa que a América dispôs para prosseguir com uma colonização que era sob muitos aspectos inevitável e que em outras esferas se revelou brutal.

As Missões continuam a ecoar no mundo contemporâneo, onde reside uma equação insolúvel sobre a problemática integração dos povos indígenas sobreviventes com as culturas dominantes.
Segundo o Portal da Arquidiocese de Nossa Senhora Aparecida, o Sacramento Católico é um ato ritual destinado aos fiéis para que recebam a graça de Deus.

Estudiosos, na esteira do Renascimento, os jesuítas identificaram uma transposição da situação dos valores pré-cristãos gregos com os valores ameríndios. A religião cristã foi assimilada pelos guaranis como uma tábua de salvação em decorrência da identificação com o martírio de Jesus Cristo.

“Enterrem o meu coração na curva do rio” é um relato do escritor e estudioso Dee Brown sobre o massacre dos índios norte-americanos, publicado em 1970.