Traduzido para a Língua Portuguesa como “Médico de Homens e Almas”, o romance, de inspiração religiosa, mais conhecido da autora britânica Janet Miriam Holland Taylor traz a existência de um dos Apóstolos que mais contribuiu para a formação da Igreja Cristã.
Nascido na Síria, precisamente em Antióquia. São Lucas não era hebreu, mas provavelmente havia adotado a religião Hebraica, antes de se converter ao Cristianismo.
A palavra “Dear” do original de Taylor Caldwell pode ser uma alusão ao Apóstolo Paulo, que se referia a São Lucas como “Amado Médico”. O nome de São Lucas vem provavelmente da Língua Latina: Lucanus.
Um confluência entre a aridez do Oriente Próximo, Grécia e Roma, fez com que São Lucas chegasse até Roma.
São Paulo vislumbrou em São Lucas a possibilidade de levar adiante o Evangelho aos Gentios. Caminharam juntos e Lucas se tornou um discípulo do Apóstolo Paulo.
Ao chegar a Roma, Lucas novamente ficou ao lado de São Paulo. Em Roma, escreveu não somente o Evangelho, como também o “Livro de Atos dos Apóstolos”.
São Paulo guiou as Escrituras de São Lucas e aprovou o Evangelho.
O Evangelho de São Lucas foi escrito no padrão mais límpido entre os textos gregos existentes para o mesmo período.
Além do Evangelho, São Lucas foi responsável por preservar acontecimentos e informações preciosas nos “Atos dos Apóstolos”.
O Evangelista, quase sempre representado com um Touro não teve contato com Jesus. Esteve, porém no momento da Crucificação e conversou com Jesus após a Ressurreição.
Segundo escritores da Igreja Cristã e segundo tradição da Igreja Ortodoxa, São Lucas foi o primeiro homem a pintar a imagem de Nossa Senhora, Mãe de Deus, segurando nos braço Nosso Senhor. Após terminar a pintura dos ícones, São Lucas os levou para que Nossa Senhora desse seu consentimento.
Ao ver os ícones, teria dito: “Que a Graça do Filho que nasceu de mim e minha misericórdia esteja com esses ícones.
São Lucas também pintou as imagens de São Paulo e de São Pedro, sendo assim, ele mesmo, o iniciador da obra da Iconografia Cristã.
Quanto aos bois, animais oferecidos em sacrifício, é uma referência ao local onde tem início o Evangelho de São Lucas e igualmente não seria muito distante relacionar o Touro a São Paulo. Uma das últimas frases de São Paulo, em Roma, confirma: “Lucas está comigo”.
A primeira edição de “ Dear and Glorious Physician” foi publicada nos Estado Unidos da América em 1958.
__________
José Alencar Galvão de França
alencargalvao@terra.com.br