Se fossemos escolher uma cidade para simbolizar o início do pensamento ocidental, com certeza a escolha recairia sobre Atenas. A fundação de Alexandria no Egito por Alexandre, o Magno, tenta suceder Atenas, porém transformada pela visão helenista do general Ptolomeu.
De uma certa forma, o pensamento aprimorado em Atenas por Sócrates, Platão e Aristóteles é um dos pilares do mundo ocidental e marca o apogeu do Período Clássico.
As Cidades-Estados viveram um período de crescimento com o fim das Guerras Persas ou Médicas. Entretanto, uma luta por hegemonia fez com que Esparta desafiasse Atenas.
O conflito Atenas versus Esparta significa o final de uma era das mais importantes da Antiguidade. Atenas representava o sistema político mais avançado até então existente, o que incomodou a oligarquia espartana.
As batalhas se prolongaram por quase três décadas: Esparta criou a Liga do Peloponeso reunindo o povo dórico e Atenas chamou as Cidades-Estados da Ática, do Egeu e da Jônia.
Atenas perde a hegemonia para Esparta. Apesar da força militar de Esparta, Atenas reorganiza sua esquadra e se alia à Tebas, cidade que acaba por atacar a proteção espartana que havia em seu território.
Tebas consegue a hegemonia, após a libertação de escravos de guerra de Esparta.
Entretanto, Atenas volta a se unir à Esparta, aliança que iria vencer Tebas.
Atenas foi sede de escolas lendárias como o Liceu de Aristóteles e a Academia de Platão.
Na mesma linha de tempo, Ptolomeu, general de Alexandre, o Magno ao adotar Alexandria como sede do Egito e determinar a extinção da última dinastia de faraós, dá início à dinastia helênica ptolomaica.
Fundada por Alexandre da Macedônia em 331 a.C., Alexandria foi planejada por seu fundador, que já havia construído mais de uma dezena de cidades com sua assinatura. Alexandria do Egito, às margens do Mar Mediterrâneo encantava todos os visitantes que identificavam seu porto através do farol mais famoso da Antiguidade.
Alexandria se tornou uma sucessora de Atenas no sentido em que, através da dinastia iniciada por Ptolomeu, garante, principalmente através da fundação da Biblioteca, a difusão da intelectualidade dos filósofos gregos e da visão helenística que incorporou a cultura dos territórios ocupados por Alexandre.
A morte de Cleópatra significa não somente o fim da dinastia grega no Egito, mas o final do ciclo helênico. Roma se tornou o centro do mundo ocidental.
O livro “Alexandria – A Cidade do Pensamento Ocidental” foi publicado pela Editora Odysseus em 2005.
__________
José Alencar Galvão de França – Formado em Direito pela USP, especialista em Direito Administrativo pela USP e especialista em Direito Romano pela Universidade de Roma “La Sapienza”.