O texto fundador da Economia como Ciência pode ser considerado “A Riqueza das Nações” escrito por Adam Smith na Inglaterra no início da Revolução Industrial e publicado em 1776 em cinco volumes.
Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.
A Revolução Industrial teve início na região central da Inglaterra, por volta de 1750, cidades de Birmingham e Manchester, não muito distantes do Porto de Liverpool e da Escócia de Adam Smith, região denominada como Black Country, em decorrência da poluição gerada pela utilização do carvão mineral.
Entre os séculos XVIII e XIX, o carvão mineral se tornou indispensável para o funcionamento dos primeiros motores movidos a vapor, impulsionando a indústria e o transporte através das estradas de ferro e dos navios a vapor.
Utilização do carvão mineral na primeira fase da Revolução Industrial e queima do petróleo a partir do final do século XIX são os principais componentes das alterações climáticas recentes.
Entretanto, a utilização dos combustíveis fósseis foram determinantes para o implemento da economia em grande escala, permitindo aumento populacional, além de todos os benefícios decorrentes como ausência da necessidade de proximidade de fontes de energia: os grandes centros consumidores podem se localizar distantes das reservas e dos potenciais de energia.
Quase ao mesmo tempo, além da utilização do petróleo, a descoberta da energia elétrica também indicou novas orientações em relação ao consumo de energia.
Predominantemente de propulsão hídrica, a energia elétrica requisita atualmente de menos de 10% de combustíveis fósseis nas termoelétricas, notadamente na França e no Japão.
A geração de energia elétrica pelas termelétricas é realizada com custos mais elevados e com grande impacto ambiental. Enquanto nas usinas hidroelétricas as águas dos rios movimentam as turbinas, nas termoelétricas é a pressão do vapor de água produzido por uma caldeira aquecida pela queima de carvão mineral, petróleo ou gás que produz energia.
Porém, a construção de uma usina termoelétrica necessita aportes reduzidos em relação aos investimentos de uma hidroelétrica, além de não ser determinada por aspectos geográficos como o relevo, imprescindível nas construções das hidroelétricas.
Recuo na construção de novas plantas e desutilização de usinas nucleares em operação também têm sido uma preocupação no século XXI em decorrência de grande imprevisibilidade em relação aos riscos e alto custo de armazenamento dos resíduos atômicos.
Um capítulo especial começa a se delinear com estudos avançados sobre energia renovável. Eficiência e redução do impacto ambiental norteiam as pesquisas.
Fontes Renováveis são aquelas que continuam disponíveis total ou parcialmente depois de utilizadas. Independente, o degelo das calotas polares é a principal consequência dos motores da industrialização e ainda não sabemos se poderá ser estabilizado ou revertido.
___________
José Alencar Galvão de França – Economista