Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

GPS – A arca russa

A Rússia deve ser o país mais rico do mundo. Possui um território quase duas vezes maior que o da China e uma população dez vezes menor, o que implica em uma densidade demográfica vinte vezes menor que a densidade dos chineses.
Aliás, os dois países possuem territórios vizinhos como a região da Mongólia, onde logo ao sul se estende a Grande Muralha da China, de Oeste a Leste, assim como a Rússia que se estende por nove fusos horários.
Milenar, a Rússia deve ter começado a fazer sua base na região da Ucrânia, tendo Kiev como principal cidade.
A Língua Ucraniana e a Língua Russa são muito semelhantes. A arquitetura de suas catedrais também possui as mesmas características: são ocidentais com ar oriental. Extraordinariamente impressionantes, possuem estilo semelhante à Igreja de Santa Sofia de Istambul.
Além das catedrais, foram construídas duas fortalezas denominadas Kremlin para defesa da ameaça de invasão dos mongóis. Uma delas, onde ao redor se desenvolveu a capital. Aliás, Moscou e outras cidades da região chamada de Anel de Ouro, revelam o lado sagrado da Rússia: se tornaram, juntamente com os gregos, guardiões dos principais ícones e principalmente da Liturgia da Igreja Cristã Ortodoxa.
Moscou e as cidades do Anel de Ouro são separadas por florestas que abrigam coníferas e árvores copadas como carvalhos e uma legião de álamos.
Enquanto a região de Moscou apresenta alguma densidade populacional, o caminho de 800 km até São Petersburgo não demonstra qualquer excesso populacional. O percurso é quase totalmente por entre florestas.
Aqui reside algo caro para o povo russo: um certo comedimento ou parcimônia.
Pedro, o Grande construiu um forte e uma residência em uma ilha na foz do Rio Neva, onde depois foi planejada São Petersburgo.
Em seguida, foi projetado e construído na margem oposta o sucessor da primeira residencial imperial: o Palácio de Inverno do Ermitage.
É importante apontar que os Czares e suas famílias não moravam no Ermitage e sim no anexo residencial: o Ermitage era um palácio de representação do Estado Russo.
O Palácio de Inverno é um compêndio de Arte e Arquitetura. A distribuição das obras de arte se situam entre a disposição original palaciana e a disposição museológica. A coleção evidencia inequivocamente a proximidade cultural com a Europa, mas com contornos russos bem definidos.
Da mesma forma, na segunda metade do século XIX, a Música Russa tomou impulso com Tchaikowsky que conseguiu preservar a riqueza de sons folclóricos e delimitar a unidade musical onde se inscreveram outros músicos como Rimsky-Korsakov, Prokofief e Shostakowich.
Arca Russa é um experimento cinematográfico dirigido por Alexander Sokurov gravado em apenas uma tomada de cena de aproximadamente uma hora e meia, dentro do Palácio de Inverno, tentando obter reminiscências e ecos históricos de 300 anos da vida que ali se passou.