No Ocidente, a noção de santificação aparece primeiramente em Platão. No Oriente, as religiões primam por outras características como iluminação, tão valiosa na Ásia continental. É possível sugerir que os conceitos de santificação e de iluminação se complementem ou sejam semelhantes.
Aristocles, conhecido como Plato ou Platão por ser grande, foi discípulo de Sócrates, com quem aprendeu formular raciocínios em conceitos claros e simples. A primeira parte da obra de Platão traz os diálogos socráticos, onde no texto de Fédon é abordada a imortalidade da alma.
Platão chega a supor que santificação é o conjunto de ações que agrada aos deuses. Além de inaugurar o debate sobre santificação, no mesmo texto Platão traça as primeiras linhas do que ficou compreendido desde então como Filosofia.
Após a morte de Sócrates, Platão se afastou de Atenas e chegou a viver um período conturbado na Sicília. Conseguiu retornar para Atenas, onde fundou a Academia, escola de grande importância para o pensamento ocidental: foi o idealizador de uma instituição que durou mais de mil anos e que estabeleceu o primeiro paradigma para a classificação do conhecimento até então discutido, referência incontestável até nossos dias.
No mesmo século de Platão e de Aristóteles, a região de Israel, originária das Doze Tribos, foi invadida por Alexandre da Macedônia, que já havia recentemente invadido o que hoje conhecemos por Grécia. Templo profanado, o povo de Israel recebe um sinal de Deus e consegue não somente reconquistar, mas exaltar o templo. Um dos momentos mais memoráveis da religião judaica.
No Velho Testamento, já fechado durante a invasão helênica, há alguns personagens que são escolhidos por Deus por sua integridade e retidão como Noé que recebe a missão de salvar a humanidade e os animais.
Entretanto, o Velho Testamento prefere manter uma distância entre o céu e a terra, entre o homem e Deus.
O ideal de santificação, inicialmente elaborado na Grécia, e que estava em suspensão no Velho Testamento é completado com a vinda de Jesus Cristo e seus doze apóstolos.
Quarenta dias do dilúvio em oposição aos dias que Jesus permaneceu no deserto perfazem o tempo de espera e aperfeiçoamento espiritual transpostos pela liturgia da Quaresma que se encerra hoje, Quinta-feira Santa.
A Paixão de Cristo é encerrada na Sexta-Feira, final do tempo de santificação.
No Domingo, enquanto a Páscoa simboliza a Ressureição de Cristo, em Israel, Pessach é a comemoração da passagem pelo Mar Vermelho, guiada por Moisés, antes de quarenta anos vagando pelo deserto.
O Pentateuco compreende os primeiros cinco livros da Bíblia, sendo o primeiro o Gênesis que traz os acontecimentos da Arca de Noé.
____________
José Alencar Galvão de França