Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

GPS – “93”

Assim como Honoré de Balzac, Victor Hugo dedicou muito tempo de seu trabalho à Revolução Francesa. A principal diferença é que Balzac traçou os tempos que se sucederam ao ano de 1789 como reflexo dos pensamentos dos personagens, o que o faz um precursor da Prosa Moderna e do Realismo, enquanto Victor Hugo realça o cenário histórico e o destino em que os personagens reais ou fictícios se encontram, patrocinando o Romantismo.

Balzac em seu conto “Um Episódio no Tempo do Terror”, oferece uma narrativa intrigante e cheia de suspense, que faz com que o leitor não interrompa a leitura. Ambientado em Paris, ruas nevadas, Janeiro de 1794, um ano após a morte de Luis XVI na guilhotina, Balzac descreve uma pequena confraria secreta para fazer uma homenagem cristã à memória do rei.

O Período do Terror, quando não apenas eclesiásticos e monarquistas corriam perigo, mas todos que se posicionavam politicamente em uma época de grandes precipitações, turbulências e transformações, foi encerrado com a decapitação de Robespierre, o principal algoz dos sentenciados.

Tanto o texto de Balzac quanto o texto de Victor Hugo oferecem uma visão um pouco diferente da ideia que predomina até nossos dias sobre a Revolução Francesa. Luis XVI é tratado com respeito por Balzac. O filme “A Noite de Varennes”, do diretor Ettore Scola de 1982 compartilha a mesma visão solene.

Victor Hugo, ao escrever “93”, seu último livro, utilizou como inspiração a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana e a Comuna de Paris. Em outras palavras, percebeu uma grande semelhança entre a França de 1789 e a França de 1874, intervalo de tempo de quase um século.

“93” evoca também uma reunião secreta e igualmente imaginária entre o triunvirato, em seu auge de poder, formado por Danton, Marat e Robespierre, Junho de 1793, após a derrota dos Girondinos. Marat é assassinado no mês seguinte, Danton e Robespierre serão guilhotinados em 1794.
Interessante observar o caráter cristão dos textos de Balzac e de Victor Hugo.

A Revolta da Vendeia, principal elemento de “93”, trás um descontentamento dos camponeses da região do Rio Loire com a aniquilação da religião cristã durante o processo revolucionário.
Enquanto Balzac prega o exercício livre da religião cristã, Victor Hugo faz uma abordagem equilibrada dos fatos históricos comparando aspectos da república e da monarquia, lembrando que somente atitudes que envolvam o sonho e a esperança terão sucesso.

A Revolução Francesa acabou por ficar nas mãos de Napoleão Bonaparte que em suas guerras destruiu quase toda a Europa. Napoleão III, seu sobrinho, foi derrotado pela Prússia, em outra guerra desnecessária, batalha final em Sedan. Mil anos antes, Natal de 800, coroação de Carlos Magno em Roma, a Europa estava unida e Alemanha e França eram o centro do Sacro Império Romano-Germânico.

“93” foi publicado em 1874, em Paris.

____________
José Alencar Galvão de França