O número atenderá também pelo Telegram; com o canal, usuários poderão passar documentos, fotos e vídeos
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um número de WhatsApp para denúncias de ameaças de ataque a escolas. O (61) 99611-0100 já está em funcionamento, e os usuários poderão enviar textos, links, imagens e arquivos multimídia, o que facilita a identificação do suposto agressor. A iniciativa faz parte do Disque Direitos Humanos (Disque 100).
O mesmo número também atenderá pelo aplicativo Telegram, e interessados também poderão fazer denúncias ligando 100, inclusive via celular, de forma gratuita. De acordo com o ministério, o serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por chamada de vídeo ou neste link.
A pessoa que fizer a denúncia deverá informar o local da ameaça e, se tiver, dados do suspeito. Se a ameaça for em uma rede social, o denunciante poderá repassar o link da postagem e o link do perfil do autor da mensagem.
Forças de segurança
As denúncias recebidas pelo Disque 100, pelo WhatsApp ou pelo Telegram serão encaminhadas às forças de segurança e ao Conselho Tutelar da região informada pelo denunciante. Se houver o cometimento de crimes cibernéticos, a denúncia será repassada à Polícia Federal. Em qualquer um dos canais, a denúncia poderá ser anônima.
“O Disque 100 também recebe denúncias de violações de direitos humanos de idosos, pessoas com deficiência, mulheres e pessoas em situação de rua, entre outros grupos, além de situações como discriminação étnica ou racial”, informou a pasta.