Investimento previsto de R$ 160 milhões será aplicado na modernização e reforma da estrada eletrificada, considerando trilhos, embarcações e demais equipamentos
O Governo de Sâo Paulo qualificou a retomada do projeto de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ), no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP). No escopo estão incluídos a linha férrea, estação e ativos imobiliários. O anúncio foi feito na última terça-feira, 28, pelo governador Tarcísio de Freitas (https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-qualifica-15-projetos-no-ambito-do-programa-de-parcerias-de-investimentos/).
O investimento previsto de R$ 160 milhões será aplicado na modernização e reforma da estrada eletrificada, considerando trilhos, embarcações e demais equipamentos.
A linha férrea conta com 47 quilômetros de trilhos, que contam com oito serviços ferroviários: Trem de Subúrbio, Trem Turístico de Piracuama, Trem do Mirante, Bonde Turístico, Bonde Turístico Urbano, Maria Fumaça, Trens Temáticos de Turismo e Trem de Serra. Eles atendem as cidades de Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, localizadas no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira. Ela conta com com seis estações: Pindamonhangaba, Expedicionária, Piracuama, Eugênio Lefévre, Abernéssia e Emílio Ribas, diversas paradas e estribos ao longo de sua extensão.
Em Pindamonhangaba, o serviço de Trem de Subúrbio oferece transporte regular de cunho social, conectando o centro da cidade até o distrito de Piracuama, atendendo no percurso vários bairros rurais, alguns sem acesso rodoviário.