Expansão dos casos da covid-19 para o interior e litoral, assim como baixos índices de isolamento, fizeram governo rever plano de reabertura gradual
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira, 8, a extensão da quarentena até 31 de maio, sem flexibilização, em todos os 645 municípios do estado. As medidas de isolamento teriam validade até este domingo, 10.
A previsão do governo era a de iniciar um processo de retomada das atividades a partir da próxima segunda-feira, 11, mas o plano precisou ser revisto por conta da expansão no número de casos confirmados e mortes em decorrência do novo coronavírus.
Desde o anúncio do plano, há vinte dias, os casos confirmados da doença mais que dobraram, saindo de 15.901 para 41.830. Já as mortes quase triplicaram, saltando de 1.134 para 3.416 no mesmo período.
O avanço do novo coronavírus no interior e litoral preocupa as autoridades. As cidades tiveram um alta de 3.000% nos índices da doença em abril. Atualmente a cada três dias, 38 novos municípios do interior paulista têm casos da doença pela primeira vez. Já são 371 cidades com ao menos um registro da covid-19.