Semana Literária é estratégia para mobilizar alunos e divulgar sua produção
Encontros com autores de livros, concurso de podcasts e painel de poesias são algumas das atividades previstas da IV Semana Literária da E. E. Doutor Pereira de Mattos, em Caçapava. Ela acontecerá de forma virtual, entre 31 de agosto e 04 de setembro, na parte da manhã.
O evento é um espaço destinado a divulgar a produção literária dos estudantes da escola, ao mesmo tempo em que são realizados encontros, rodas de leitura e debates. O objetivo é promover e estimular o protagonismo dos alunos e o hábito da leitura.
Produções variadas
Neste ano, a IV Semana Literária será também uma estratégia para engajamento dos alunos nas atividades letivas diferenciadas. Vários autores de livros vão participar de lives, sempre às 10h00 (consulte a programação em anexo).
As produções dos estudantes estarão expostas na Sala Ambiente de Leitura e nos grupos de Whatsapp da escola.
Uma das formas de participação é o concurso de podcasts – o estudante escolhe um texto literário curto que gosta, lê e grava um áudio. Um júri formado por professores de áreas diversas e alunos do Grêmio vão escolher as três melhores produções, que concorrem a prêmios.
IV Semana Literária – Programação
Todos os dias haverá lives com escritores. Participe! É só se inscrever com o professor Oswaldo. Acompanhe também o Painel de Poesias Pereireanas e o Concurso de Podcast da SAL. Aguardamos vocês!
Segunda-feira, 31 de julho – 10h00
Tema: Profissão – escritor
Convidado: André Kondo
André Kondo recebeu mais de cem prêmios literários, com textos publicados no Brasil, Portugal e Japão. Pós-graduado pela University of Sydney, viajou por 60 países em busca de inspiração. É autor de Além do Horizonte, Amor sem Fronteiras (Prêmio Paulo Mendes Campos – UBE-RJ), Contos do Sol Nascente (Prêmio Bunkyo, M.H. Prêmio Esfera das Letras – Portugal e Prêmio ProAC), Cem pequenas poesias do dia a dia (Prêmio UNIFOR), Palavras de Areia (Prêmio Alejandro Cabassa – UBE-RJ e Prêmio Estímulo de Cultura), Jabuti sabe voar? (Prêmio Maria Osternach Pedroso), O Pequeno Samurai (Finalista do Prêmio Jabuti, M. H. Prêmio João-de-Barro), Alguém viu minha mãe? (Prêmio CEPE) e Contos do Sol Renascente (Prêmio Humberto de Campos – UBE-RJ).www.andrekondo.blogspot.com
Terça-feira, 01 de setembro – 10h00
Tema: A arte de contar histórias
Convidado: Edson Gabriel Garcia
Nasceu em Nova Granada, interior do Estado de São Paulo, em 4 de junho de 1949, onde cresceu e estudou até se formar professor, carreira que exerceu por trinta anos. De Nova Granada transferiu-se para São José do Rio Preto onde se tornou pedagogo. De São José do Rio Preto, muda-se para São Paulo onde mora até hoje. No magistério foi professor, coordenador e diretor de escolas. É pós-graduado em Educação e Comunicação. Já publicou mais de 60 livros, alguns já traduzidos para outros idiomas. Pela Global Editora tem publicado as seguintes obras: O Dragão Dragonino no País dos Avessos e Histórias do País dos Avessos.
Quarta-feira, 02 de setembro -10h00
Roda de leitura: Harry Porter e Guimarães Rosa
Quinta-feira, 03 de setembro -10h00
Tema: Questões sociais e livro-reportagem
Convidada: Jô Azevedo
Jô Azevedo é professora, mas foi jornalista por mais de 30 anos, nas redações paulistanas de jornais, revistas, assessorias e televisão (Cultura, Record, Globo e Bandeirantes).
É mestre em Comunicação Social, pela ECA-USP e especialista em Língua e Literatura, pela Universidade Metodista. Seu primeiro livro-reportagem, junto com a fotógrafa Iolanda Huzak, investigou o trabalho infantil no Brasil – Crianças de fibra, pela Editora Paz e Terra. Deste, surgiu outro: Serafina e a criança que trabalha, pela Ática. Seu último livro-reportagem – Santo Dias: quando o passado se transforma em história – ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005) e, em 2019, foi reeditado pelas editoras Fundação Perseu Abramo e Expressão Popular.
Sexta-feira, 04 de setembro – 10h00
Tema: Jornalismo e literatura
Convidado: Antonio Barbosa Filho
Antonio Barbosa Filho é jornalista, nascido em Taubaté-SP. Trabalhou na Rede Globo de Televisão, Tribuna da Bahia, rádios e jornais da região do Vale do Paraíba paulista, onde foi por vários anos correspondente das rádios CBN e Jovem Pan. Foi secretário de Gabinete Parlamentar de Audálio Dantas durante a maior parte do seu mandato e manteve-se amigo próximo por cerca de 40 anos. Antonio Barbosa Filho é coordenador regional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no Vale do Paraíba e tem quatro livros publicados: Cartas da Holanda (2006); A Bolívia de Evo Morales, prefaciado por José Dirceu, (2008); A Imprensa versus Lula (2009); e O Brasil na era dos imbecis – o discurso de ódio da Direita (2011), primeiro livro a tratar da pregação extremista de Olavo de Carvalho, além de Audálio, deputado, pela João Scortecci Editora.