Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Gente que é Taubaté

Carlos Dionísio de Morais – Presidente do Sincomerciários é Gente que é Taubaté !

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Taubaté, Carlos Dionísio de Morais, inaugura a página GENTE QUE É TAUBATÉ, que pretende documentar para a história da cidade a contribuição de personalidades que, no dia-a-dia, trabalham para tornar nossa cidade cada vez melhor.
Carlos Dionísio de Morais é uma dessas personalidades. Desde o final dos anos 1970, ele está à frente do Sindicato dos Comerciários de Taubaté, que tem base em dez cidades e três sub-sedes. Os comerciários compreendem a maior categoria de trabalhadores e é a que mais emprega.
Carlos Dionísio é taubateano. Nasceu em 1945, morou na Independência quando criança e na Chácara do Visconde, com os pais, até se casar. Estudou na Dom Pereira de Matos, brincou no “marmelinho” com as crianças do bairro e foi para o primeiro emprego, aos 14 anos, como office-boy da loja A Peralta, do saudoso comerciante Boris Resnichenco. “Minha mãe ouviu pelo rádio que havia esta vaga na loja e me mandou: ´vai trabalhar. Já está na hora de começar”. Ele foi. Ganhou o emprego. E o sr. Boris e a esposa dona Rita o trataram como o filho que não tiveram, ao longo de muitos anos em que Carlos Dionísio trabalhou com eles. E graças a muita dedicação e profissionalismo, chegou a gerente geral da loja e formou ali uma enorme clientela.
A loja A Peralta era referência de moda masculina, vendia as melhores marcas e Carlos Dionísio aprendeu ali a cuidar da aparência, barbear-se todo dia, usar terno e gravata. Isso é até engraçado, explica, porque às vezes, em assembleias ou reuniões, chegam a confundi-lo com algum representante patronal.
Carlos Dionísio é sindicalista por vocação. “Poderia ter comprado uma loja, me estabelecido no comércio. Mas, não. Desde os anos 1970, ele está no Sindicato. É uma liderança inquestionável: está há mais de 30 anos na instituição e é reeleito a cada eleição. Entretanto, sua administração tem sempre o ar de modernidade, porque suas diretorias são sempre renovadas. E tem um dado interessante: mulheres e homens são em mesmo número, nas diretorias sindicais que trabalham com transparência, para defender o comerciário.
Carlos Dionísio fez duas faculdades, Educação Física e Direito. Além de presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Taubaté, foi juiz classista na Justiça dolho e é diretor social da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo – Fecomerciários- e é diretor de Políticas Públicas de Qualificação Profissional na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio- CNTC.
Além disto, Carlos Dionísio está sempre atento à evolução destes tempos de globalização. Em 2004, ele participou do curso de Especialização para Experts Latinoamericanos em Relações Laborais, na Itália e na Espanha, organizados pela OIT- Organização Internacional do Trabalho- como representante do Brasil.
Dessa experiência internacional, Carlos Dionísio escreveu o livro “Empregos e Empresas na Era da Globalização”, com enfoque pioneiro na flexibilização de direitos trabalhistas. No ano passado, escreveu também “Assédio e Danos Morais”, que ele considera um novo mal do século “e uma chaga social nas relações do trabalho”.
Carlos Dionísio foi homenageado, em 2009, pela Câmara de Taubaté com a singular Comenda Jacques Felix, a maior honraria concedida a cidadãos taubateanos pelo Legislativo local. Na Fecomerciários, em 2013, recebeu o Colar do Mérito Comerciário, concedido àqueles que contribuem para o desenvolvimento do país. Em 2015, no Tribunal Superior do Trabalho- TST- em Brasília, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
Suas atividades são muitas, inclusive no Rotary Club de Taubaté, onde, por 39 anos, coordenou o Concurso de Desenho Odmir Danelli, do qual já participaram, nestes anos, mais de 30 mil estudantes e do qual saiu muitos professores de estabelecimentos de artes, como a Escola de Música e Artes Plásticas Maestro Fego Camargo. E do que ele muito se orgulha.
Na presidência do Sincomérciários, a entidade cresceu e se desenvolveu muito. Aglutinou comerciários de 10 cidades à base sindical de Taubaté, que soma 20 mil trabalhadores. Além de oferecer uma série de benefícios aos comerciários, como assistência médica e jurídica, cursos profissionalizantes, balcão de empregos, o sindicato construiu, em conjunto com a Cooperativa Habitacional dos Comerciários, três conjuntos habitacionais, com mais de 600 moradias.

Clube do Sindicato dos Comerciários de Taubaté

Em 2015, o sindicato presidido por Carlos Dionísio inaugurou um clube para os comerciários, numa área de 30 hectares, no bairro Sete Voltas, com restaurante, campo de futebol society, piscinas adulto e infantil, portal de acesso, instalações administrativa. Tem ainda pesque-pague, estacionamento, trilhas para caminhada.
Os comerciários de Taubaté contam ainda com uma colônia de férias em Ubatuba e está prestes a inaugurar sede própria. O sonho de Carlos Dionísio é grande: construir creche para os associados, criar cursos de preparação de mão-de-obra e fazer trabalho social para os comerciários aposentados. Mesmo com toda a dificuldade que o sindicalismo brasileiro vem enfrentando, depois da malfadada reforma trabalhista, o Sincomerciários de Taubaté está construindo uma nova e moderna sede, na rua Dr. Jorge Winther. Carlos Dionísio faz questão de frisar que para a realização de tudo isto e de todas as conquistas para a classe comerciária, contou com a efetiva colaboração do presidente da Federação dos Comerciários, Luiz Carlos Motta (atualmente licenciado por força da legislação eleitoral).
Presidindo um sindicato que é referência trabalhista, não só no Vale do Paraíba como no Estado e no país, ninguém duvida que a curto prazo os sonhos do presidente Carlos Dionísio de Morais sairão do papel. Por isto, ele é Gente que é Taubaté.