Evento de lançamento do portal, em 29 de novembro, terá palestra sobre economia criativa na região e show com cantoras locais, do projeto Cena de Mulher
Economia criativa com foco no território. Essa é a proposta do projeto “Mapa da Energia Criativa – Vale do Paraíba”; que lançará nesta quarta-feira, 29 de novembro, às 18h, um portal com roteiro online e um jogo lúdico com empreendimentos criativos mapeados no Vale. O projeto é uma iniciativa da EDP, com realização e curadoria da Garimpo de Soluções. O evento de lançamento traz parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e ocorrerá com entrada franca no Galpão Altino, no Parque da Cidade, em São José dos Campos.
O projeto é um reconhecimento da importância dos negócios criativos para a economia, a sociedade e o território. Para dar-lhes mais visibilidade, o mapeamento selecionou, em 17 municípios, 103 empreendimentos que valorizam em seus serviços e produtos, o regionalismo e particularidades do Vale do Paraíba, nas áreas de gastronomia, artes, música, moda, design, audiovisual, patrimônio, entre outros. Cada empreendedor teve sua história registrada em texto e vídeo. O resultado foi transformado em um portal online, com informações sobre os produtos e serviços; e convertido em um jogo de tabuleiro, gamificando os empreendimentos mapeados.
“A EDP investe em ações que valorizam os territórios de sua atuação, a partir de ações práticas de impacto social, econômico e cultural. Por isso, o Mapa da Energia Criativa tem um significado especial para a companhia, já que potencializa iniciativas locais e amplia a visibilidade destes empreendedores dentro e fora da região,” destaca Cristiane Fernandes, diretora da EDP São Paulo.
Além do mapa interativo, o projeto conta com um jogo lúdico voltado para estudantes e jovens, que pode ser baixado gratuitamente, em formato para impressão, diretamente do site do projeto. O conteúdo tem como objetivo estimular o empreendedorismo criativo da região, de forma leve e informativa. “A gamificação faz com que o aluno veja o significado no aprendizado. E isso faz com que ele registre esse conhecimento. A partir do momento em que você transforma o conteúdo em um jogo, você ganha o aluno”. Afirma Katia Leite, Coordenadora de Educação em Guaratinguetá.
LANÇAMENTO DO PORTAL: O evento de lançamento contará com um painel sobre economia criativa comandado por Ana Carla Fonseca – especialista internacional em Economia Criativa e a participação de Tom Freitas, Presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo; Cristiane Fernandes, Diretora da EDP em São Paulo; e Gerente Regional do Sebrae SP. A programação ainda trará o show “Cena de Mulher”, no Palco do Arquivo, com curadoria da cantora Cintia Jardim e as artistas convidadas Ligia Kamada e Meire de Origem – as três empreendedoras foram selecionadas pelo Mapa da Energia Criativa.
O PROJETO: Em sua primeira etapa, o “Mapa da Energia Criativa – Vale do Paraíba” realizou pesquisas, visitas técnicas e entrevistas nas cidades de Jacareí, Santa Branca, São José dos Campos, Monteiro Lobato, Caçapava, Jambeiro, Tremembé, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Potim, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Canas e Cruzeiro, em busca de empreendimentos de excelência e cuja proposta dialoga com as singularidades do Vale do Paraíba. Foram também realizados três workshops, em parceria com as Prefeituras de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. O conteúdo foi ministrado por Ana Carla Fonseca e Ale Castañé, da Garimpo de Soluções, acompanhados em cada atividade pelos gestores públicos de cultura, por Ariane Canelas (Gerente Regional do Sebrae), Luiza Morandini (Especialista em cultura e gestora do projeto no Instituto EDP) e por empreendedores criativos locais.