Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Futuro da Ford e da indústria paulista será tema de audiência pública na Alesp hoje

O futuro da Ford e da indústria paulista será tema de uma audiência pública nesta quarta-feira, 20, na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Por conta da pandemia, a sessão será realizada virtualmente das 10h às 13h, com transmissão pelos canais digitais do legislativo paulista.

A realização da audiência pública “Como garantir a Ford e o Futuro da Indústria no Estado de São Paulo” foi aprovada no último dia 13 em assembleia com os trabalhadores da planta de Taubaté.

Participam do debate os presidentes dos sindicatos dos metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), Cláudio Batista, o Claudião, e do ABC paulista, Wagner Firmino de Santana. Também estarão o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Freitas, e o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Estarão presentes ainda o diretor técnico nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Fausto Augusto Júnior, e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP), Jorge Souto Maior.

O objetivo da audiência é fortalecer a frente de luta e preservar os empregos da classe trabalhadora. Além de Taubaté, serão afetados trabalhadores das fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Horizonte (CE). O fechamento das fábricas deve representar a demissão direta de cerca de 5.000 pessoas, mas pode impactar até 118,8 mil postos de trabalho em todo Brasil.

A audiência foi solicitada e organizada pela bancada estadual do PT. Além dos canais digitais da Alesp, os trabalhadores também poderão acompanhar a sessão pelo Facebook do Sinmetau (www.facebook.com/metalurgicostaubate) e pelas redes sociais da Bancada do PT (www.facebook.com/PTalespOficial).