Search
quarta-feira 27 novembro 2024
  • :
  • :

Fundo Social de São Paulo inicia cursos com presidiárias na penitenciária de Tremembé

O Fundo Social do Estado de São Paulo, pela primeira vez está levando os cursos de capacitação das Escolas de Beleza e Moda para dentro do Presídio Feminino de Tremembé. As detentas terão acesso aos cursos profissionalizantes de manicure, cabeleireiro, maquiagem, bordado em pedraria e bordado em linha. As aulas começaram no dia 11, com abertura das Diretoras das Escolas de Beleza e Moda, Pietra Bertolazzi e Stella Jacintho respectivamente.

Na Escola de Beleza serão 20 alunas por turma, num total de 80 alunas formadas e na Escola de Moda serão 55 alunas, sendo 20 do regime semi-aberto e dessas 35 já sairão empregadas em cooperativas. Aquelas que completarem os cursos terão uma baixa de 6 dias na pena. O próximo passo será o plano de direcionamento de mercado, para que elas possam se inserir no mercado de trabalho ou tornarem-se autônomas, conquistando renda e autonomia de forma que elas não precisem mais do dinheiro do crime.
Os cursos serão intensivos (das 13h às 17h) e terão duração de um mês, cada (a duração normal é de 2 meses), serão realizados na própria Penitenciária Feminina de Tremembé que fica localizada na Rodovia Amador Bueno da Veiga, 140. “Estou animada com o empenho dos nossos cursos que realmente terão uma influência positiva na vida dessas mulheres. Sendo a força para essas pessoas saírem do presídio e terem uma vida digna, sem se envolver no crime novamente.” Diz a Diretora da Escola de Moda, Stella Jacintho.
“Pela primeira vez na história do governo de São Paulo o fundo social implementa cursos profissionalizantes da área de beleza e moda dentro de um presídio feminino.

A incidência de pessoas que voltam para o crime depois de cumprir suas penas é muito grande, e o principal objetivo desse projeto é que essas mulheres usem seu tempo aqui para aprender e se especializar em alguma profissão, de forma que possam exercê-la quando saírem da prisão e dessa forma possam ter uma fonte de renda fora do crime.” Diz a Diretora da Escola de Beleza, Pietra Bertolazzi.