O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 3,5% na primeira quinzena de julho de 2019 frente ao mesmo período de 2018, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A média resulta das altas de 2,9% do sistema a prazo e de 4,1% do sistema à vista.
“São dados muito bons diante do atual momento da economia, mas circunstanciais porque motivados pelo dia útil a mais e pelo forte frio que atingiu a capital, aumentando a procura do consumidor por roupas da moda outono-inverno, além de cobertores e edredons. O ramo de bens duráveis também foi beneficiado, pois as pessoas acabam comprando eletrodomésticos como cafeteiras elétricas e aquecedores”, analisa Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Para ele, a perspectiva para o restante do mês é positiva, contanto que a frente fria continue na cidade. “Mas temos visto uma volatilidade muito grande nos números ao longo do ano, então ainda é cedo para cravar qualquer projeção”, comenta Solimeo. O Balanço de Vendas da ACSP mostra que no período acumulado de 1/1/2019 a 15/7/2019 o varejo em SP cresceu em média apenas 1,7% (sobre igual período do ano passado), “reflexo de como o setor tem tido um desempenho apático em 2019”.
Variação mensal
Na comparação com os quinze primeiros dias de junho de 2019, o movimento de vendas na capital caiu em média 10,1% na primeira quinzena de julho, com igual número de dias úteis. O economista da ACSP explica que se trata de um resultado sazonal, pois a primeira quinzena de junho contou com o Dia dos Namorados, a terceira melhor data para o varejo.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.