Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Fortalecer a unidade dos metalúrgicos será desafio do Sindmetau em novo mandato

Manter e fortalecer a unidade dos metalúrgicos será o grande desafio para a diretoria do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) no mandato 2021-2015. A avaliação é do presidente da entidade, Cláudio Batista, o Claudião, que foi reconduzido ao cargo. A cerimônia de posse foi realizada no dia 18, na sede do Sindicato.

“Preservando a unidade, que construímos no primeiro mandato, conseguiremos superar e ampliar nossas ações, além de implementar novos projetos”, afirmou Claudião, ressaltando que para o próximo período haverá a necessidade de um grande trabalho de emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras.

Uma das propostas para o novo mandato é o programa de formação para os dirigentes sindicais e trabalhadores. “A luta por direitos começa com a emancipação da classe trabalhadora e isso só será possível com uma formação para todos.”

Programa
O programa de formação do Sindmetau foi apresentado pelo secretário de Formação da entidade, Edenilson de Andrade Abreu, o Liu, durante a solenidade de posse. Ele explicou que o curso terá início em fevereiro de 2022 e seguirá até novembro de 2023. A capacitação será dividida em nove módulos, com o tema “Direito e Democracia ao Longo da História e Instrumentos de Lutas”.

“Serão duas turmas de dirigentes sindicais. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, em dois períodos, no auditório do Sindicato. A capacitação terá uma carga de 240 horas para cada turma”, explicou Liu, ressaltando que no final todos receberão um certificado de curso de extensão.

O programa terá como madrinha a filósofa Marilena Chauí. A qualificação será formulada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas) e assessoria do Sindmetau. “Após a formação dos dirigentes sindicais, o objetivo é oferecer o projeto para os trabalhadores da base e sociedade.”

Novos secretários
A diretoria executiva do Sindmetau, órgão máximo dentro da estrutura do Sindicato, terá dois novos integrantes. Odair Viriato, coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE-Daido) é o novo secretário-geral adjunto. “Minha expectativa é das melhores. Espero contribuir para fazer o melhor pelos trabalhadores. Chego para somar neste mandato.”

Já Arnaldo Cesar Cabral, integrante do SUR-VW (Sistema Único de Representação) na Volkswagen (VW), é o novo secretário de Organização. “Sei que a minha secretaria tem um papel fundamental, pois como o próprio nome já diz, organização é extremamente importante para as lutas futuras.”

História de luta
A cerimônia de posse contou com as presenças do presidente da CUT, Sérgio Nobre, do presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT), Erick Silva, do presidente do diretório do PT São Paulo, Luiz Marinho, da vice-prefeita de Taubaté, Adriana Mussi, do presidente da Câmara Municipal de Taubaté, vereador Paulo Miranda (MDB) e do vereador Erivelto Vela (PT-Pindamonhangaba).

Além de parabenizar a diretoria pela recondução ao cargo, Sérgio Nobre desejou sorte e sucesso para os dirigentes que reassumiram o comando do Sindmetau. “Esse sindicato tem uma história de luta e neste momento dramático que vivemos no Brasil a saída é a organização sindical. O Sindmetau é um exemplo na luta pelos direitos dos trabalhadores.”

Erick Silva afirmou que o Sindmetau é uma referência para a categoria no Estado de São Paulo. “Dos 13 sindicatos que compõem a Federação, o Sindmetau é o que tem o maior nível de sindicalização, chegando próximo de 90% dos metalúrgicos da base. Reflexo da atuação dos dirigentes sindicais, que nesta gestão souberam reconstruir a unidade da categoria, a qual foi consolidada com a chapa única na eleição.”

Luiz Marinho declarou que acompanha há muito tempo a atuação do Sindmetau. “Com a reeleição desta diretoria, o Sindicato retomou a trajetória de luta em defesa do trabalhador. Isso mostra que a entidade não pode ficar perdida como ficou por um período.”

Adriana Mussi, representando o prefeito José Saud, parabenizou a diretoria eleita e desejou sucesso para o novo mandato. Paulo Miranda disse que considera importantíssima a luta do sindicato. “Assim, a Câmara de Taubaté está de portas abertas para tudo que for em benefício do nosso município.”

“Um sindicato irmão, sempre pronto para a luta e apoio aos trabalhadores de Pindamonhangaba.” Assim, Erivelto Vela definiu o Sindmetau e a direção da entidade que tomou posse, lembrando da atuação sempre em busca dos direitos da categoria.

Além das autoridades presentes no Sindmetau, presidentes de Sindicatos, representantes de entidades e políticos participaram da solenidade por meio de vídeo na transmissão nas redes sociais. Ainda por conta dos cuidados com a pandemia, a cerimônia foi realizada de forma híbrida.

Diretoria Executiva
A atual diretoria executiva do Sindmetau é formada por:
Cláudio Batista – presidente
Fabiano Uchoas – vice-presidente
Aldrey Allan Candido – secretário-geral
Odair Viriato – secretário-geral adjunto
Juarez Ribeiro – secretário de Administração e Finanças
Celso Ricardo dos Santos – secretário de Administração e Finanças adjunto
Arnaldo Cesar Cabral – secretário de Organização
Raimundo Dias Pires – secretário de Organização adjunto
Edenilson de Andrade Abreu – secretário de Formação

Sindmetau
O Sindmetau é um sindicato com 62 anos de história e luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. A entidade está à frente de aproximadamente 11 mil metalúrgicos e metalúrgicas nos municípios de Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ubatuba, São Luís do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha, Natividade da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.