Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

FLIT 2019 valoriza alunos e ex-alunos da rede municipal

A 3ª edição da Feira de Literatura Infantil de Taubaté (FLIT) valoriza alunos e ex-alunos da Rede Municipal de Ensino. Dentro da programação, às 16h de quinta-feira (19 de setembro) acontece a mesa-redonda com ex-alunos com o tema “O Livro que Marcou a Minha Vida”. Já na sexta-feira (20 de setembro), às 18h, será feito o lançamento do livro “Ensinadores da nossa comunidade”.

“O Livro que Marcou a Minha Vida” traz a literatura como fonte de humanização e cidadania. Para este bate papo, estarão presentes ex-alunos da rede municipal: o professor de inglês Júlio Cesar Domiciano, a doutora em geofísica espacial Larissa Antunes da Silva, o mestre em geocronologia e geoquímica isotópica Rodrigo César Teixeira de Gouvêa e o biólogo e mestrando em biociências Valdeci Coelho, que se destacam em suas áreas de atuação e podem inspirar outros jovens alunos. As professoras Marinilza Faria e Fernanda Cabral serão mediadoras desse bate-papo.
A proposta desenvolvida no livro “Ensinadores de nossa comunidade” foi apresentada como projeto pedagógico do Programa de Ensino Integral da Rede Municipal de Ensino de Taubaté no primeiro semestre de 2019. No período de abril a junho, as unidades escolares deram início a um processo de pesquisa para encontrar na comunidade pessoas que significativamente contribuem com seu conhecimento, transformando a realidade dos educandos.

Após a escolha do “ensinador”, os alunos o receberam para uma conversa para colher informações para a elaboração de um texto narrativo culminando na coletânea de produções textuais que será apresentada na FLIT 2019.
Foram envolvidos, aproximadamente, 500 alunos em 47 unidades escolas, que participaram montando o roteiro de entrevista, entrevistando, ilustrando ou produzindo o texto narrativo. A ideia central foi resgatar o patrimônio imaterial das comunidades em que as escolas estão inseridas sob o enfoque dos alunos.

Os “ensinadores” foram divididos por categorias para facilitar a busca dessa figura dentro da comunidade. Foram definidas as categorias : artística (artesãos, músicos, sambistas, atores, contadores de histórias, bailarinos, cantores, regentes de coral de banda, santeiros, escultores, costureira, versadores, fotógrafos, compositores, figureiros, cirandeiros, festeiros, artistas circenses, moçambiqueiros, jongueiros,mestre de folia de reis, rendeiras, etc.), desportiva (enxadrista, capoeirista, atletas, educadores esportivos, judocas, etc.); educadores informais (professores domiciliares e/ou não ligados às instituições de ensino; educadores ou professores de ONGs ou projetos sociais, pessoas que ensinam/ensinaram algo para a comunidade; etc) e comerciantes (donos de bancas de jornais, padeiros, pipoqueiros, vendedores de caldo de cana, feirantes, quitandeiros, merceeiros, salgadeiros, boleiras, guias turísticos, etc.).
A FLIT acontece de 16 a 22 de setembro, das 9h às 22h na avenida do Povo com atrações gratuitas para toda a família.